Destinos

Oliveira

Casa da Cultura

Essa bela e imponente construção teve seu início em 1884 para ser residência da família do Coronel Teodoro Ribeiro de Oliveira e Silva. Em 1913, o imóvel foi vendido para o Estado que, alí, instalou o Primeiro Passo Judiciário de Oliveira. Até 1977, foi sede do Fórum.


Pelo Decreto-lei nº 19.112, de 28 de março de 1978, a casa foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA. Hoje, a casa abriga também o Arquivo Público e o Memorial Carlos Chagas e possui uma ativa vida cultural. Nela, acontecem exposições de arte, aulas de pintura, apresentações teatrais e outros eventos culturais.   


O Memorial Carlos Chagas

Em 1º de dezembro de 1983, foi criado o Memorial Carlos Chagas com o objetivo de resguardar e divulgar a trajetória do cientista oliveirense Carlos Chagas. O Memorial também possui um programa de incentivo à pesquisa nacional sobre a doença de Chagas e seus aspectos de profilaxia, tratamento e erradicação, concedendo, em 9 de julho de cada ano, a medalha de mérito às pessoas e instituições que vêm se destacando nesse trabalho.  


O acervo possui quadros, livros, medalhas e fotos referentes e pertencentes a Carlos Chagas. 


Funcionamento: das 8 às 18 horas.

Enviar link