Destinos

Uberaba

Sítio Paleontológico de Peirópolis e Museu dos Dinossauros

  • Uberaba - Museu dos dinossauros - Vinícius Horta
  • Uberaba - Fóssil de dinosauro - Vinícius Horta
  • Uberaba - Réplica de dinossauro - Vinícius Horta
  • Uberaba - Museu dos Dinossauros - Vinícius Horta

A região de Peirópolis é um importante sítio paleontológico desde a década de 1940, quando foram encontrados os primeiros fósseis próximos à estação rodoviária de Mangabeira. Os fragmentos ósseos encontrados têm entre 70 e 80 milhões de anos. Logo após a descoberta, o paleontólogo Llewellyn Ivor Price foi designado pelo Departamento Nacional da Produção Mineral para estudar as descobertas. Ele publicou diversos trabalhos, que foram de grande importância para o avanço do conhecimento paleontológico no Brasil.


A existência de tantos fósseis na região é conseqüência da localização: na época em que os dinossauros andavam por aqui, o lugar era uma bacia que recebia sedimentos de regiões mais altas. As condições geoclimáticas e a presença do mineral carbonato de cálcio permitiram a fossilização.


Em 1991 começou a construção do Centro Paleontológico que recebeu o nome de Llewellyn Ivor Price. O centro ocupa a antiga estação ferroviária, construída em 1889, em estilo inglês, e recebeu adaptações para abrigar pesquisadores, laboratórios, salas administrativas e o Museu do Dinossauro.


O museu tem um acervo de mais de 1,5 mil fósseis encontrados na região. Há exemplares de dinossauros carnívoros, herbívoros, quelônios, crocodilomorfos, lagartos, sapos, peixes, moluscos, além de microfósseis de plantas. Uberaba destaca-se como o único sítio paleontológico brasileiro em que foram encontrados ovos de dinossauros completos. Há até um dinossauro com o nome de Uberabasuchus terrificus, o terrível crocodilo de Uberaba, que ganhou o nome em homenagem à terra onde foi descoberto e viveu há mais de 70 milhões de anos. Em março de 2001 o museu inaugurou a maior réplica de um dinossauro brasileiro. Em formato de painel tridimensional, mostra o lado esquerdo de um Titanossauro adulto.


Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 17h.
Sábado e domingo das 8h às 18h.

Enviar link