Destinos

Capitólio

Lago de Furnas

  • Capitólio - Lago de Furnas - digocamilo

Com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro, o chamado "mar doce de Minas" é o maior lago em extensão do Estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo. Estão localizados em sua área 34 municípios. Cercado por morros e matas nativas, a beleza das águas do lago cria uma paisagem irresistível.


Na década de 50 do século 20, as três maiores cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, estavam com sua economia ameaçada em razão do estrangulamento energético. A solução foi a construção de uma usina hidrelétrica, que, à época, seria a maior do Brasil. Pelo Decreto Federal nº 41.066, de 28 de fevereiro de 1957, foi criada a Central Elétrica de Furnas. O local escolhido para a instalação da hidrelétrica foi o curso médio do rio Grande, no Sul de Minas, entre os municípios de São João Batista do Glória e São José da Barra.


No dia 9 de janeiro de 1963, as águas do rio Grande foram desviadas para a construção da usina, começando, assim, a se formar o Lago de Furnas. As localidades mais afetadas foram a sede do município de Guapé, que ficou praticamente submersa, e o distrito de São José da Barra, que desapareceu sob as águas do lago. Novas áreas urbanas foram construídas para abrigar a população dessas duas localidades.


O grande lago formou belas paisagens com cânions, cachoeiras e praias e ainda trouxe a opção da pesca, dos esportes aquáticos e do ecoturismo. A infraestrutura turística dessa região se desenvolveu muito na primeira década do século 21 para se tornar um dos principais destinos de Minas Gerais. Os circuitos turísticos que abrangem o entorno do Lago de Furnas são: Caminhos Gerais, Grutas e Mar de Minas, Nascente das Gerais e Vale Verde e Quedas d'Água.


A entidade que cuida dos interesses da região é a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), que tem como associados os seguintes municípios: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Itapecerica, Juruaia, Lavras, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, Varginha, São José da Barra, Serrania e Três Pontas.

Enviar link