Destinos

Barbacena

Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Boa Morte)

  • Barbacena - Interior da Matriz de N.S. da Boa Morte - Vinícius Horta
  • Barbacena - Interior da Matriz de N.S. da Boa Morte - Vinícius Horta
  • Barbacena - Retábulo - Matriz N.S.da Boa Morte - Vinícius Horta
  • Barbacena - Altar-mor Matriz N.S. da Boa Morte - Vinícius Horta

Este grandioso templo teve sua construção iniciada em 1816, quando se optou em erguer uma nova igreja em substituição à primitiva capela. Na portada, está gravada a data de 1815, referência ao ano de seu projeto. A bonita fachada é plana e possui elementos decorativos do período do Rococó. Outra influência desse estilo está nas torres redondas, o que demonstra a influência de alguns templos mineiros do final do século 18, que possuem torres arredondadas ou totalmente redondas.

 


Na decoração do seu interior, o destaque é para a talha neoclássica, estilo raro de ser encontrado em Minas Gerais. Sobressaem-se, também, a pintura do forro da nave, do artista local Osmar Faria, e os lustres de cristal, que foram doados pela Baronesa Maria Rosa no século 19.

 


A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte foi a responsável pela construção do templo. Assim, próximo à entrada, há uma capela lateral com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte e o estandarte da Irmandade. Esta igreja é chamada pelos barbacenenses de Nossa Senhora da Boa Morte.
 

Enviar link