Destinos

João Monlevade

Museu Monlevade do Ferro e do Aço

  • João Monlevade - Museu Monlevade do Ferro e do Aço - Acervo/Programa Memória Arcelor Mittal

"Localizado próximo ao Solar da Fazenda Monlevade, o Museu do Ferro e do Aço registra o início das atividades siderúrgicas em Minas Gerais, mais especificamente as que foram conduzidas pelo engenheiro francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade.


Às margens do rio Piracicaba, o pioneiro instalou, em 1825, suas Forjas Catalãs para a produção de utensílios de ferro usados principalmente na agricultura e na mineração. Nos anos seguintes adquiriu equipamentos ingleses, que vieram por mar e foram transportados em balsas, nos rios Doces e Piracicaba e em lombos de burros até as terras próximas ao arraial de São Miguel do Piracicaba. Com a chegada desse equipamento, consolidou-se a fábrica como uma das mais importantes do Império. A qualidade de seus produtos ganhou fama e Monlevade passou a ser fornecedor preferencial de companhias estrangeiras que iniciavam empresas mineradoras do Brasil.


As instalações do Museu, implantado pelo Belgo – Usina de Monlevade preservam uma réplica da antiga Forja Catalã de Jean Monlevade, além de várias peças originais dessa época e também da antiga Companhia Nacional de Forjas e Estaleiros."


Texto : Programa Memória Arcelor Mittal Monlevade

Enviar link