Destinos

Ipatinga

Sistema de Tratamento de Esgoto

Ipatinga é a primeira cidade de porte médio da América Latina a ter 100% do esgoto sanitário coletado e tratado. O local onde a cidade deposita seu lixo recebeu destaque de entidades ambientalistas.


Para o tratamento de esgoto foram instalados 80 quilômetros de redes coletoras, mais de 40 quilômetros de interceptores, quatro estações de tratamento e canalizados 10 quilômetros dos córregos Taúbas, Vaga-lume, Hortênsia e Forquilha, afluentes do Ribeirão Ipanema – o principal da cidade. Outros 10 quilômetros de avenidas foram urbanizadas nas margens desses cursos d'água. A principal Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para processar 600 litros de esgoto por segundo.


Para fazer o tratamento do esgoto, Ipatinga construiu quatro Estações de Tratamento de Esgoto. Nelas, o esgoto passa por uma série de sistemas até fazer a separação da água dos resíduos sólidos. A água volta para o ribeirão e os resíduos sólidos vão para o aterro sanitário.


Ao chegar à estação de tratamento, o esgoto passa por uma grade para retenção de sólidos de maior porte como pedaços de tecidos, madeiras, latas, plásticos. Esses resíduos são recolhidos e transportados para o aterro sanitário.


No desarenador – constituído por tanques, a areia presente no esgoto é conduzida através de um raspador para um poço lateral. Bombas especiais do tipo “parafuso” retiram os sólidos que são depositados em caçambas e, posteriormente, transportado para o aterro.


O esgoto vai para a elevatória e de lá para caixa de distribuição, que direciona o esgoto para os reatores anaeróbicos. Nos reatores anaeróbicos acontece o tratamento biológico pela ação de bactérias para depuração do afluente com a separação de gases, sólidos e líquido. Os gases são conduzidos para os queimadores, os sólidos sedimentados e conduzidos para o leito de secagem e o líquido vai para os filtros.


Além de ser lugar para o tratamento do lixo, o aterro sanitário funciona como área de educação ambiental, recebendo cerca de 5 mil pessoas por mês. E, também, como área de lazer, onde são encontrados exemplares da fauna e flora regional.


In: Portal Cidadão - Prefeitura Municipal de Ipatinga

Enviar link