Destinos

Nova Lima

Distrito de São Sebastião das Águas Claras - Macacos

  • Nova Lima - Macacos - Divanildo Marques
  • Nova Lima - Macacos - Divanildo Marques
  • Nova Lima - Macacos - Divanildo Marques
  • Nova Lima - Macacos - Divanildo Marques

Mais conhecido como Macacos, o distrito de São Sebastião das Águas Claras começou a ser povoado na primeira metade do século 18 e, já em 1740, constava como arraial no censo populacional realizado na vila de Sabará. O arraial de Macacos teve seu crescimento ligado à exploração de ouro no chamado "Descoberto dos Macacos”, por volta de 1765. Poucas construções restaram do período colonial, entre elas a capela de São Sebastião.


O distrito é cada vez mais procurado, tanto pelas festas como pela natureza e pela tranqüilidade do lugar, mas certamente por ter tudo isso a apenas meia hora de Belo Horizonte. Macacos tem um bom comércio com ótimos restaurantes, onde o turista pode saborear desde um bom frango com quiabo feito no fogão a lenha, até comidas exóticas. O jeito simples do povoado é convidativo para passear, desfrutar de um bom almoço e se hospedar em uma confortável pousada.


Atrativos
Capela de São Sebastião
Típica capela do século 18 é um significativo exemplar de construção religiosa colonial de Nova Lima. A capela é tombada pelo município. Decreto Municipal nº 1.657, de 13 de abril de 2000.
Localização: rua Maria da Glória, s/nº - 31 3547-7399



Cachoeira dos Macacos
É a mais freqüentada da região. O local é contornado por formações rochosas por onde a água passa e forma um salto único de 2 metros de altura. A água é límpida, e a temperatura é em torno de 20º C.

Como chegar: BR 040 sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita, logo após a placa que indica a Mineração MBR, km 25.
31  3581-8423 / 3542-5623


Morro do Elefante
O nome foi dado devido à sua semelhança com um elefante deitado. Ótimo local para quem gosta de escaladas ou caminhadas. Do seu cume se tem uma bela vista de toda a região. É frequentado pelos astrônomos para observar o céu à noite.

Enviar link