É a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a segunda maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão com tons avermelhados e de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira, existem outras quedas e lagos, e, na parte de baixo, existe um grande poço de 700 m² e 18 metros de profundidade, ladeado por imensos blocos de pedra. A temperatura da água raramente ultrapassa os 20ºC.
Elementos de matas de galeria, cerrado e campos rupestres compõem a vegetação local. Vários poços próprios para banho são encontrados ao longo do rio. Outros poços e quedas d'água estão localizados na parte alta da cachoeira.
Os visitantes devem tomar cuidado com os mergulhos no poço principal em razão da existência de grandes blocos de pedra.
A cachoeira está localizada no distrito de Tabuleiro do Mato Dentro e no Parque Estadual da Serra do Intendente, povoado emancipado pela Lei Municipal nº 1.741/2003. O distrito é vizinho do Parque Municipal Ribeirão do Campo, protegido por lei orgânica.
Atenção! É imprescindível que esse passeio seja feito com acompanhamento de um condutor local devido ao grau de dificuldade da trilha.