Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Centro de Memória da Justiça do Trabalho

Localizado no saguão do edifício-sede do TRT de Minas Gerais, o Centro de Memória da Justiça do Trabalho tem como finalidade o resgate da trajetória do trabalhador e seus direitos. Inaugurado em dezembro de 1997, esse Centro vem atuando, desde então, no levantamento histórico da Justiça do Trabalho em Minas Gerais, visando preservar a memória do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A Exposição da Memória ilustra a história da Instituição contextualizada com a história republicana brasileira.


A primeira parte da exposição retrata o fim do escravismo e o surgimento das relações de trabalho sob o signo da mão-de-obra livre e assalariada, sem nenhum direito trabalhista. O período histórico retratado vai até a promulgação da Carta Magna de 1988 que restabelece o estado de direito no Brasil e amplia os direitos sociais. A Justiça do Trabalho foi instalada, em todo o Brasil, em 1º de maio de 1941.


Na segunda parte, está instalada a réplica de uma sala de audiência com mobiliário da década de 40. Ali, o visitante pode conhecer a evolução administrativa da Justiça do Trabalho de Minas Gerais e o aperfeiçoamento de seus serviços, de modo a melhor cumprir sua função jurisdicional.


O Acervo
Documentos textuais
Fotografias
Áudios
Mobiliário
Objetos


Entre suas atividades estão:
promover a formação do acervo permanente do Centro de Memória; 
realizar a formação do acervo permanente; 
realizar o inventário do acervo; 
estimular e inter-relacionar atividades culturais no resgate da memória trabalhista do Estado; e
estimular a consciência social na pesquisa, conservação e restauração do patrimônio mineiro. 


O Centro desenvolve também os seguintes projetos:
Justiça e Cidadania
Leis e Letras
Programa de História Oral


O Centro de Memória é um departamento da Escola Judicial do TRT- 3º Região. 

Enviar link