Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Museu Giramundo

  • Belo Horizonte - Museu Giramundo - Giramundo

Um museu que encanta os sentidos! É um espetáculo para o visitante, que, ao percorrer as salas, vai se deleitando com fantásticos bonecos. Os bonecos do Grupo Giramundo constituem um dos mais importantes patrimônios culturais de Minas Gerais e uma das maiores coleções de bonecos do mundo.


O Grupo Giramundo

Em 1970, três importantes artistas plásticos mineiros, Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivacqua (Madu), idealizaram um teatro de bonecos que ganhou o nome de  Grupo Giramundo.


“Considerado mais como um Centro de Pesquisas e de Criação do que um grupo convencional de teatro, o Giramundo procura praticar, preservar e divulgar o Teatro de Marionetes em suas mais diversas formas. Os espetáculos são geralmente o produto final de determinada pesquisa ou experimentação e procuram dentro do possível resgatar valores da cultura nacional.” (Grupo Giramundo). Nos seus trinta e três anos de existência, nunca suas atividades foram interrompidas. “O trabalho do Giramundo é reconhecido por seu esforço no sentido da ampliação da área de atuação do” Teatro de Bonecos' trazendo para seu repertório autores, temas, e questões inéditas sempre tratadas com perfeccionismo técnico e apurado senso estético.” (GG)


Atualmente, o Grupo tem uma atividade intensa: oferece estágios, promove cursos, faz conferências e demonstrações, servindo de ponto de referência teórica e prática àqueles que se interessam pelo teatro de bonecos. Além disso, tem como projeto a criação da Escola Giramundo, uma rara escola dedicada exclusivamente ao teatro de bonecos que será implantada  em 2004.


O Acervo

Existem duas maneiras para se conservar um boneco: a primeira é deixá-lo no palco em atividade,   e a segunda, colocá-lo em exposição e imóvel. Guardá-los em caixa é uma prática desastrosa para a sua preservação. Assim veio a solução de preservá-los em um museu. Ótimo para os bonecos, excelente para o público que assim tem a oportunidade de apreciá-los em qualquer época do ano.


Os objetivos do Museu Giramundo são:
- organizar, restaurar, preservar e exibir o acervo do grupo Giramundo (bonecos; coleções de estudos para teatro, de projetos técnicos para marionetes e de trilhas de áudio; arquivos fotográficos; coleção de cartazes, programas e informações sobre o Teatro de Bonecos; e


- remontar os espetáculos mais significativos do grupo que atualmente estão desativados.


“O Giramundo, ao investigar a linguagem do teatro de marionetes, procura permanentemente novas formas de manipulação para cada montagem. Também não reutiliza o marionete de um espetáculo em outro. Isso é, não 'aproveita' bonecos antigos, criando sempre novos bonecos. Desta forma, reuniu em seu acervo mais de setecentos marionetes constituindo-se numa das mais extensas coleções registradas do gênero. Este acervo é resultado de trinta anos de pesquisa sobre o Teatro de Bonecos, o que fez com que o grupo percorresse as principais técnicas de manipulação e construção tradicionais assim como inventasse novas técnicas.” (Grupo Giramundo)


O acervo ainda conta com
:
- Coleção de Estudos para Teatro do Prof. Álvaro Apocalypse.
- Biblioteca Carlo Collodi, especializada em Teatro de Bonecos.
- No primeiro semestre de 2003, foram adquiridos na Inglaterra 150 novos livros sobre    teatro de bonecos.


Teatro Giramundo
O grupo também possui seu próprio teatro – Teatro Giramundo, onde apresenta de seu amplo conjunto de espetáculos de grupos. O teatro funciona na Avenida Silviano Brandão, 1096, bairro Floresta. Tel: 31 3446-0686.


“Em toda a sua história, o Giramundo nunca contou com uma sala de ensaio. Ensaiava na oficina, empurrando as mesas e bancas de trabalho. Nos poucos dias que antecediam a estréia do espetáculo para o público, já no teatro, é que tudo era verdadeiramente testado.


Nos últimos anos, o Giramundo concentrou seus esforços no projeto de construção do seu Teatro, com o objetivo de aprimorar a qualidade cênica dos espetáculos, criar um teatro de repertório reativando sua coleção de montagens e estruturar cursos capazes de transmitir os conhecimentos acumulados. O "Teatro Giramundo" foi aberto ao público em 12 de outubro de 2000." (GG)


O Museu Giramundo está trabalhando apenas com visitas agendadas. Para agendar uma visita ou mais informações, entre em contato no telefone (31) 3446-0686






 

Enviar link