Águas abundantes e uma natureza espetacular. O nome desta cidade já é uma prévia do que aguarda o visitante. Bem-vindo a Bonito de Minas, cidade do Norte do Estado, que mais parece um pedaço perdido do paraíso.
O ecoturismo e a prática de esportes radicais são a vocação natural do município. Para quem curte aventura, como rafting, as corredeiras do rio Gavião são ideais para a prática do esporte. Os trilheiros também têm vez: inúmeras veredas garantem passeios emocionantes pela região. Mas para quem quer só sombra e água fresca, o Poço Azul, de águas incrivelmente azuis, garantem o repouso.
Se hoje Bonito de Minas descansa corpo e alma, sua fundação, em 1937, era ponto também para o repouso dos tropeiros que vinham de Goiás. Na época, o povoado fundado por João Gasparino Pimenta chamava-se Lagoa do Barro. Gasparino era proprietário da fazenda Santa Maria da Vereda. Nessa região, às margens do córrego Borrachudo, o comerciante de gado fazia seu primeiro pouso após ter saído de terras goianas rumo a Montes Claros.
Mesmo passando rapidamente pelo local, ele já vislumbrava ali uma cidade. E foi buscando concretizar esse sonho que João Gasparino procurou o proprietário daquelas terras, seu amigo e compadre João Antônio Coutinho, para que doasse parte dessas para a fundação do povoado.
Inicia-se a demarcação do local com piquetes, balizas, indicando ruas, avenidas, casas residenciais, casas comerciais, escolas, praças, igreja e campo de futebol. A notícia correu por toda região. Fez-se a distribuição de lotes aos interessados a residirem no local, colaborando com tão significativo empreendimento (PIMENTA, 1997).
A povoação se inicia em 1939; por iniciativa de Saulo Pimenta de Carvalho, é construída a primeira igreja do povoado de Bonito, a Igreja do Bom Jesus. As imagens do padroeiro e de Nossa Senhora do Socorro foram adquiridas por Gasparino em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Anos mais tarde, em 13 de maio de 1976, o povoado é elevado a distrito de Januária pela Lei nº 6.769. A instalação do distrito de Bonito se deu no dia 14 de abril de 1977, dia em que também foi instalado o Cartório de Registro Civil e inaugurado o posto de saúde Bernardo Gomes Pimenta.
Em 1995, o Tribunal Regional Eleitoral realizou um plebiscito, consultando a população local sobre o desejo de se emancipar o distrito de Bonito. Mais de 50% da população compareceu às urnas, dos quais 85,7% votaram a favor da emancipação. No dia 21 de dezembro desse mesmo ano, chega a notícia de que a Lei nº 12.030/95 havia sido sancionada, elevando Bonito e mais 95 distritos mineiros à categoria de município.
Dois anos mais tarde, os bonitenses tiveram a oportunidade de ver a posse dos primeiros representantes do recém-nascido município de Bonito de Minas.
Hoje, tanto os moradores do município quanto os visitantes concordam com o seu fundador, João Gasparino, quando escolheu o nome para o povoado que fundara em 1937:
[...] seu fundador lança o olhar para o horizonte que o cerca, vê ao longe a estrada que liga Minas à Bahia e ao Goiás. O rio Borrachudo com sua sólida ponte, as árvores que a circundam, os coqueiros, o gado a procurar a água do rio, a paz do entardecer dá ao local muito encanto, muita poesia, vindo daí a inspiração para o seu fundador dar àquele povoado o nome de BONITO (PIMENTA, 1997).