Destinos

Pedralva

Apresentação

Pedralva é favorecida pelas bonitas paisagens montanhosas do Sul de Minas, situando-se, precisamente, entre duas formações rochosas: o Pedrão e a Pedra Branca, que lhe dão um panorama completamente original.

 

Uma das primeiras referências que se tem do local é uma missa celebrada ali pelo padre Floriano da Silva Toledo, que tomou posse das terras para o bispado de São Paulo. Esse local passou ser conhecido por Palmital. No século 19, o nome do povoado era São Sebastião do Capituba. Capituba em língua indígena significa capinzal ou mato muito denso.

 

Em 1832, é criada a Sebastião da Pedra Branca. Pela lei nº 3.275, de 30 de outubro de 1884, a freguesia é elevada, então, à categoria de Vila. Logo depois, em 7 de maio de 1887, fogos animaram a festa de elevação da Vila a município. Pedra Branca foi o nome que passou a ter a partir de 1891, mas foi no século passado, em 1943, que passou a se chamar Pedralva.

 

Hoje, entre outras atividades, Pedralva explora o turismo, oferecendo aos visitantes um clima excelente para quem busca desfrutar seus atrativos naturais. Há lugares bem interessantes como a Gruta do Badulaque, que possui pinturas rupestres, o Pedrão e a Pedra Branca, excelentes locais para a prática de atividades esportivas como a escalada, o vôo livre e outros. No âmbito das manifestações culturais, o destaque fica para a Festa de São Sebastião, quando a cidade celebra seu santo padroeiro com missas, procissões, quermesses e muita festa.

 

Pedralva é considerada a cidade brasileira com o maior número de gêmeos do país. O curioso fato merceu destaque em um programa de televisão veiculado a nível nacional.  

Enviar link

Região Turística
Sul de Minas
  • Prefeitura
  • rua Xavier Lisboa, 42
    CEP 37520-000 
    35 3663-1122


    Site Oficial


    Prefeito

    Joel Silva 
    Vice-prefeito
    Evaristo Inácio dos Reis

  • Cidades próximas:
  • Cristina
  • Itajubá
  • Pouso Alegre