Destinos

Itapeva

Apresentação

Hospitaleira e cordial... Assim, Itapeva, situada no extremo sul de Minas Gerais, na bela serra da Mantiqueira, gosta de se definir.


São Sebastião, santo muito popular nas Minas Gerais, ganhou de dois devotos, Heitor Clemente e Bento dos Santos, meio alqueire de terra. Nessas terras foi construída uma capela em homenagem ao santo e não demorou muito para que casas fossem construídas ao seu redor. Desse núcleo deu origem a Itapeva, mas o primeiro nome foi Pouso Alegre, dado pelos tropeiros que pernoitavam no local entre idas e vindas.


Por muito tempo, a chamada "Vila de Itapeva" pertenceu ao município de Camanducaia e, com o aumento da população, passou à categoria de distrito em 1948. O município de Itapeva foi criado pela Lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, e oficializado no dia 1º de março de 1963. Hoje, a tranquila Itapeva é uma das maiores produtoras de flores do Estado.


Segundo Joaquim Ribeiro dos Santos, no livro Toponímia de Minas Gerais (1997), o vocábulo itá-peba significa pedra rasteira, a laje, o penedo.


Além da sede, o município possui as comunidades rurais de Bugio, Areias, Sertãozinho, Negros e Pinhalzinho.


Boas festas animam o calendário de eventos - em janeiro, a festa do padroeiro São Sebastião; em junho, é a vez da Junifest, e, em julho, acontece a Festa do Carreteiro.


O grande atrativo é a Pedra Chata. "Do alto da pedra, vislumbra-se uma vista deslumbrante, que abrange praticamente todo o lado oeste do Circuito Serras Verdes. O esforço para chegar lá é amenizado com o mergulho em uma piscina incrustada na rocha, à beira de um precipício. O município de Itapeva está situado acima de mil metros de altitude, em uma garganta que, no passado, servia de passagem para tropeiros. As cachoeiras Capetinga, Caruna e Gusto Caipira são os outros atrativos naturais do município" (Circuito Serras Verdes dos Sul de Minas).

 

Enviar link

Região Turística
Sul de Minas
  • Prefeitura
  • rua Ulisses Escobar, 30 - Centro
    CEP 37655-000
    35 3434-1354
    35 3434-1133


    Site Oficial


    Prefeita
    Claudia Viveani de Moraes
    Vice-prefeito
    Antônio José de Lima

  • Cidades próximas:
  • Camanducaia
  • Cambuí
  • Extrema
  • Pouso Alegre