Destinos

Salinas

Apresentação

  • Salinas - Represa - Sérgio Freitas
  • Salinas - Artesanato (Mercado de Salinas) - Sérgio Freitas
  • Salinas - Represa - Sérgio Freitas
  • Salinas - Casa de Cultura - Sérgio Freitas
  • Salinas - Vista Parcila da Cidade - Sérgio Freitas
  • Salinas - Praça da Matriz - Sérgio Freitas

Cachaça da melhor qualidade! Salinas, localizada no Norte de Minas Gerais, é hoje conhecida como o município grande produtor da bebida que faz parte da história e da cultura brasileira. Atualmente, a produção anual de cachaça no município é de cerca de cinco milhões de litros por ano, sendo comercializada sob mais de 50 marcas em todo o País e no exterior. A economia da região gira em torno do produto.


Entre as dezenas de marcas de cachaça produzidas no município, a mais tradicional é a Havana, marca símbolo da região e reconhecida pelo Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas, por meio do Decreto Municipal nº. 3.728/2006. Outra importante atividade econômica é o comércio, que participa com 50%, em média, da economia do município. São centenas de pontos comerciais, que colaboram com o desenvolvimento do município e fazem Salinas estar entre as dez maiores economias do Norte de Minas.


A história da cidade, porém, teve início por causa de outro famoso produto. No século 17, por volta de 1698, o bandeirante Antônio Luiz dos Passos, oriundo da Bahia, estabeleceu uma fazenda para criação de gado às margens do rio Pardo. Ao percorrer a região, na época habitada pelos índios Tapuias, ele descobriu ricas jazidas de salgema. A descoberta desse produto, muito caro na época, em razão da escassez, favoreceu o povoamento da região. Logo se formou o Arraial de Santo Antônio de Salinas.


Em 1833, o arraial foi incorporado ao território do município Rio Pardo de Minas, na condição de distrito. No dia 18 de dezembro de 1880, Santo Antônio de Salinas foi elevado à categoria de município, pela Lei Provincial nº. 2.725, e, em 1923, por meio da Lei Estadual nº. 843, o nome do município foi alterado de Santo Antônio de Salinas para "Salinas".


A cidade também está crescendo na área educacional. Estão sendo instalados vários cursos de nível superior, propiciando evolução cultural e educacional. Recentemente, o Governo Federal autorizou a implantação do inédito curso superior em produção de cachaça na Escola Agrotécnica Federal de Salinas.

 

Enviar link

Região Turística
Norte de Minas
  • Prefeitura
  • praça Procópio Cardoso de Araújo, 07 - Centro
    CEP 39560-000
    38 3841-1513
    38 3841-3200


    Site Oficial


    Prefeito
    Joaquim Neres Xavier Dias
    Vice-Prefeito
    Sebastião Martins dos Santos