Turismo

Circuitos

Serras do Ibitipoca

© Maria Lucia Dornas Lima Duarte - Sinalização interna - Parque Estadual do Ibitipoca - Maria Lucia Dornas Sinalização interna - Parque Estadual do Ibitipoca

Encravado na Serra da Mantiqueira, o Circuito Serra do Ibitipoca é privilegiado por belezas naturais que proporcionam paisagens inesquecíveis. É o lugar perfeito para contemplação, aventura, descanso e belas fotografias. Situado na Zona da Mata e com uma economia centrada na agropecuária, esse Circuito é composto pelos municípios de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Ibertioga, Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Garambéu e Rio Preto, quase todos eles cortados pela Serra do Ibitipoca.


A maior atração do Circuito é o Parque Estadual do Ibitipoca
, criado em 1973, que possui hoje uma boa
infra-estrutura de apoio aos visitantes - portaria, estacionamento, área de camping, lanchonete, centro de visitantes e anfiteatro. A área do parque, que é de
1.488 ha, possui uma altitude média de 1.500 m. A portaria fica no Distrito de Conceição do Ibitipoca, pertencente a Lima Duarte. O conjunto paisagístico da Serra do Ibitipoca é tombado desde 1989 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA.


“O Parque Estadual do Ibitipoca possui vários atrativos naturais, como mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. Entre eles se destacam as grutas da Cruz, dos Três Arcos, dos Viajantes, do Pião e do Coelho. Os ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais. A Ponte de Pedra, a Prainha, o Lago dos Espelhos e muitos outros atrativos são ótimas opções para os turistas. Com 1.784 m de altitude, o Pico da Lambada ou do Ibitipoca oferece uma vista panorâmica inigualável.” (IEF-MG)

 

 

A fauna e flora do parque são ricas e diversificadas. Alguns dos animais mais encontrados são: a onça parda, o lobo-guará, o guigó, os macacos barbado, sauá e sagui, o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. “Dentre os anfíbios, encontra-se uma espécie de perereca, a 'Hyla de Ibitipoca', que foi identificada pela primeira vez na região e é 'provavelmente' uma espécie endêmica. Na flora, sobressaem-se: orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as 'barbas-de-velho', uma espécie de líquen verde-água que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual. A vegetação floresce o ano inteiro, oferecendo grande beleza cênica. Os campos rupestres, tipo de vegetação endêmica, constituem uma grande extensão de vegetação do Parque. A Unidade de Conservação abriga, também, uma área de mata ombrófila, conhecida por Mata Grande. “ (IEF-MG)

 

 

Mas os atrativos turísticos não estão restritos ao parque. Os outros municípios oferecem boas opções de cachoeiras e matas em áreas vizinhas ao Parque. Lima Duarte, por exemplo, possui uma curiosa formação rochosa conhecida como Pão d’Angu, que dá um toque bem especial à paisagem.

 


Como toda boa região mineira, o Circuito Serras do Ibitipoca oferece uma autêntica culinária típica, artesãos talentosos e espontâneas festas religiosas. É da tradição da vida no campo que a região conserva um raro festejo, a Festa do Carro de Boi, onde acontecem apresentações de grupos folclóricos, cantorias de viola e o ponto alto da festa: apreciar o gemer de um carro de boi. Este evento é realizado em julho e faz de Ibertioga a “capital do carro de boi”.

 

 

Se a viagem é para Minas, uma boa opção é o Circuito Serras do Ibitipoca - natureza, cultura, mineiridade – espaço para momentos e fotos memoráveis. 



O Circuito Serras do Ibitipoca foi certificado em 17 de março de 2006 
Certificação renovada em 2009/2010
 

Presidente
Márcio Antônio Lucinda
32 3281-1195
32 8855-0231
marcio-lucinda@hotmail.com


Gestora
Daniella de Oliveira Côrtes
32  3216-5349
32  8431-1863
32 9907-1280
danielamcortes@hotmail.com 


Sede do Circuito
praça José Guilherme Delgado, s/nº - Barreira
CEP  36140-000
Lima Duarte
32  3216-5349


Site
www.circuitoserrasdeibitipoca.com.br


As agências que operam esse circuito são:
Verdeperto Turismo
- Juiz de Fora
32 3215-9217/ 3654-1172/ 9115-7552


Andarilho da Luz - Caminhadas Ecológicas Terapêuticas - Belo Horizonte
31 3494-2727
www.andarilhodaluz.com.br


Atualizado em 12 de abril de 2011 

Enviar link