Turismo

Circuitos

Vale Verde e Quedas D'Água

© Didi Rodrigues Varginha - Praça do ET - Didi Rodrigues Praça do ET

As cidades de Bom Sucesso, Coqueiral, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Lavras, Luminárias, Nepomuceno, Perdões, São Bento Abade, São Tomé das Letras, Três Pontas e Varginha compõem a região sul de Minas Gerais. Essa região é cercada de diversos recursos naturais, como cachoeiras, lagos e cavernas, possuindo também a riqueza inigualável da fauna e flora mineira. Diante de tamanha exuberância ecológica foi criado o ' Circuito Vale Verde e Quedas D' Água ' , que se transformou em um dos melhores circuitos turísticos de Minas Gerais.


Um dos principais atrativos turísticos de Bom Sucesso é o lago do Funil, que recebe grande número de visitantes. Vale destacar também a Estação Ferroviária Aureliano Mourão e o rio das Mortes, com diversas cachoeiras e corredeiras.


Acongegante e acolhedora em Coqueiral destacam-se o lago de Furnas e Pedra do Ermo.


Em Ijaci, os visitantes poderão desfrutar de agradáveis momentos em suas belíssimas praças. Outro importante atrativo da cidade é o lago do Funil, propício à prática de esportes náuticos e lazer.


Em Ingaí, além das inúmeras cachoeiras, corredeiras e fazendas centenárias, outro destque é a fogueira de São João, uma das maiores do Brasil.


Os principais atrativos turísticos de Perdões são as Igrejas Matriz e do Rosário, além do acervo ferroviário.


Em Lavras destacam-se suas universidades, suas belas praças e o Parque Ecológico Quedas do rio Bonito. A serra da Bocaina é outro importante elemento do patrimônio matural local. Na cultura, a Igreja do Rosário e o acervo ferroviário são de grande simbolismo para a comunidade lavrense.


Luminárias é famosa por suas inúmeras cachoeiras, grutas de quartzito, rios com corredeiras, picos e serras. A cultura local também é de grande relevância. Os principais atrativos do local são as cachoeiras do Mandembe, da Pedra Furada e da Serra Grande, a gruta grande, a serra das Luminárias e o Cristo.


Nepomuceno é uma aprazível e hospitaleira cidade. Destaca-se por seus mais variados eventos. O município é banhado pelos rios do Cervo e Grande, propícios à prática de esportes náuticos.


O município de Itumirim é dententor de um rico patrimônio natural, tendo como principais atrativos as cachoeiras do Engenho e Paraíso, e a Pirambeira no rio Ingaí.


São Bento do Abade foi palco de um dos mais importantes fotos históricos do período colonial brasileiro, a saga do Sete Orelhas. Vale mencionar também a riquesa cultural local, com destaque para a Catira, as Folias de Reis e a Corporação Musical União São-betense.


São Tomé das Letras é uma cidade cercada por mistérios e lendass, mas seu patrimônio natural também tem grande relevância. Entre seus principais atrativos citamos a Pirâmide, o Vale das Borboletas,a Igreja Matriz e a cachoeira da Eubiose.


Em Três Pontas se encontram a fé, a música e o café! É a cidade de Padre Victor e de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. É também a terra dos renomados Milton Nascimento e Wagner Tiso. Vale lembrar do distrito de Pontalete, banhado pelas águas do lago de Furnas. 


Varginha com grande visibilidade pela produção do café, destaca-se ainda pelos mais diversos monumentos em alusão à aparição do ET na cidade, como a nave e o memorial (em construção). E ainda tem o Parque Zoobotânico, a estação ferroviária, Aeroclube e o lago de Furnas.



O Circuito foi certificado no dia 23 de junho de 2006



Certificação renovada em 2009/2010


Presidente  
Cássio Martins Goulart
35 3694-4158
35  8857-9197
cmgoulart@lavras.mg.gov.br


Gestor Turístico
Wagner Raimundo Gonçalves
35 8825-0758
35 8417-1513
circuitovaleverde@gmail.com


Gestor Administrativo
Marcus Vinicius Vitorino de Castro
35 9876-1176
circuitovaleverde.gestor@gmail.com


Sede do Circuito
rua Raul Soares, 65 - Centro - Cx. Postal 81
CEP 37200-000
Lavras


E-mail
circuitovaleverde@gmail.com


Site
www.circuitovaleverde.tur.br


Atualizado em 13 de abril de 2011

Enviar link