Turismo

Circuitos

Caminhos Gerais

© Maria Lucia Dornas Poços de Caldas - Escultura Fonte dos Amores - Maria Lucia Dornas Escultura Fonte dos Amores

O circuito turístico Caminhos Gerais reúne as seguintes cidades do Sul de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento. Além dessas, inclui a cidade de Caconde, pertencente ao Estado de São Paulo. Juntas, formam um dos circuitos mais convidativos e hospitaleiros.


O nome surgiu dos registros históricos que indicavam a região como o local oficial de passagem e entrada do ouro proveniente da Capitania de Minas Gerais para a Capitania de São Paulo. Os povoados foram surgindo a partir dos pontos estratégicos de paradas de tropas e de comercialização de produtos para a alimentação.


Trata-se de um refúgio para o sossego e para se apreciar uma boa comida. Aqui, a palavra de ordem é a biodiversidade, que estimula o turismo ecológico e tem como regra caminhar lado a lado com a preservação. Terras férteis, de gente hospitaleira e de sabores típicos das Minas Gerais: o café da tarde, o leite fresco, as compotas com queijo.


Uma das cidades mais conhecidas deste circuito é Poços de Caldas, que, apesar de muito próspera, oferece tranquilidade aos visitantes, inclusive passeios de charrete, e tem como principal atração as fontes hidrominerais e suas águas com ação terapêutica. Além de área urbana muito agradável, a cidade oferece trilhas, pontes e cachoeiras para a prática de esportes.


Andradas, famosa na produção de vinhos, também proporciona aventura e beleza aos visitantes. Ali, o Pico do Gavião, ponto mais alto da Serra do Caracol, com seus 1.663 metros, é o lugar certo para os praticantes de voo livre.


Circulando pela região, o turista poderá visitar, entre outras atrações, o Parque Municipal do Rio Claro, em Santa Rita de Caldas; a Fazenda Experimental da Epamig, em Caldas, e curtir as diversas cachoeiras, piscinas naturais e minipraias de rios.


Certificado em 9 de fevereiro de 2006.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente
José Armando Basili


Vice-Presidente
Mônica Zanetti

Gestora
Gisleângela Mendes
35 3721-7890
35 9185-3260
caminhosgerais@gmail.com


Sede do Circuito
Praça Paul Harris, s/nº - Antiga Estação da Fepasa - Centro
CEP 37701-000
Poços de Caldas
35 3721-7890


Site
www.caminhosgerais.org 


Atualizado em 03 de fevereiro de 2015

 

Enviar link