Turismo

Circuitos

Veredas do Paraopeba

© Marcelo Andrê Brumadinho - Parapente - Serra da Moeda - Marcelo Andrê Parapente - Serra da Moeda

Ideal para quem gosta do campo e de praticar esportes ligados à natureza, O Circuito Veredas do Paraopeba compreende uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales e rios de água abundante.


São nove os municípios que o constituem: Belo Vale, Bonfim, Brumadinho, Igarapé, Itaguara, Mário Campos, Moeda, Rio Manso e São Jõao de Bicas.

No contexto turístico, Brumadinho é um dos municípios mais atraentes deste circuito. Sua grande atração é o Inhotim Instituto Cultural, hoje, o maior museu do mundo a céu aberto, com diversas galerias de arte em meio a um imenso jardim tropical. Nas encostas da Serra da Moeda pratica-se esportes de aventura como balonismo e vôo livre. Além disso, há um bonito parque natural – o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Nas imediações do parque se destaca o povoado de Casa Branca, com seus condomínios de luxo, pousadas e restaurantes de boa qualidade.


O clima frio da serra favorece a gastronomia. O território municipal preserva muitas áreas verdes e é pontilhado de pequenos povoados, sítios e antigas fazendas entre campos, serras, nascentes, cachoeiras e quedas d’água. Em decorrência de sua história, Brumadinho está hoje inserido no Programa da Estrada Real. O rio Paraopeba, que corta Brumadinho em toda a sua extensão, dá nome ao referido Circuito.


Bonfim mantém suas tradições nas movimentadas festas religiosas e profanas que realiza. O destaque fica para o famoso "carnaval a cavalo". Muito acolhedora, a cidade ainda conserva parte de suas construções históricas e inúmeros cruzeiros espalhados por toda a região.


Em Mário Campos, o destaque fica para a natureza. Ali está a Fazenda Esperança que preserva o mais expressivo manancial de águas da região, com fontes radioativas e fluoretadas. As nascentes de rios situadas nos pequenos vales das encostas também merecem destaque. A Serra dos Três Irmãos, uma extensão da Serra do Curral, marca a paisagem municipal.


A prática de esportes como asa-delta, balonismo, paraglider e mountain bike movimenta o município de Moeda. As caminhadas nas trilhas como a do Elefantinho levam a locais curiosos como a "casa de pedra", ruína no alto do morro de uma antiga fábrica clandestina de moedas de ouro. Nessa região, o que encanta são as plantas exóticas da Serra da Moeda e o vôo de aves como o gavião e a maritaca, além da presença dos pica-paus e corujas.


Em Rio Manso, os atrativos naturais é que se sobressaem: são cachoeiras como a de Biquinho da Pedra, na localidade de Peroba, e a de Grotas, a "Prainha" do João Mateus, a árvore centenária no Bairro Pequi, entre outros. Ali também destacam-se a Casa da Cultura Dr. Mildo Ruggani e a Igreja Matriz de Santa Luzia. Na paisagem sobressai o rio que deu o nome à cidade, desenhando inúmeras curvas nas planícies, com águas mansas e tranqüilas, deixando às margens vastas áreas de pastagens e próprias para cultura.


Presidente
Breno Carone
31 9832-2907


Gestora
Érica Natália de Souza
31 9938-4114
ericasousa@yahoo.com.br
ericanatts@hotmail.com


Sede
rua Presidente Vargas, 285 - Centro
CEP: 35.460-000
Brumadinho


E-mail
circuitoveredasdoparaopeba@yahoo.com.br ; circuitoveredas@gmail.com


A agência que opera esse circuito é:
HT Operadora e Receptivo de Turismo
- Brumadinho
31 3231-8896


Atualizado em 02 de maio de 2011

Enviar link