Turismo

Circuitos

Caminhos do Cerrado

© Marcelo Andrê Patrocínio - Terreiro de café - Marcelo Andrê Terreiro de café

Belezas naturais, cafezinho com queijo e uma boa prosa...


No mundo existem belos lugares, lindas paisagens, grandes horizontes. E certamente, a região do Circuito Turístico Caminhos do Cerrado faz parte desse imponente cenário. Constituída por cinco municípios do Alto Paranaíba, é uma região bonita por natureza, transcende alegria e inspira um desejo intenso de permanecer aqui e conhecer suas belezas naturais e seu povo bom e acolhedor. Os municípios de Abadia dos Dourados,Cruzeiro da Fortaleza,Guimarânia,Matutina, Patrocínio,Serra do Salitre e Tiros são próximos entre si e possuem afinidade econômica, histórica e cultural. A principal atividade econômica é a cafeicultura em Patrocínio e em Serra do Salitre.

 

Patrocínio é considerado o maior produtor e exportador do genuíno café do cerrado, além de ser uma bela cidade construída em detalhes. Patrocínio possui lindas praças arborizadas com igrejas imponentes como a Igreja Matriz, a Igreja Santa Luzia e a Igreja Presbiteriana, com traços de arquitetura eclética. A Cachoeira dos Borges, uma das mais ricas e bonitas da região, que está localizada na divisa do município de Patrocínio e Guimarânia, encanta todos que a visitam.


Com a certificação, o turismo tomou um novo impulso. O incentivo do governo federal e estadual, através da SETUR e também com a divulgação dos atrativos turísticos e culturais da região, a conscientização das comunidades e principalmente a união dos municípios em prol dos mesmos interesses consolidaram um trabalho conjunto, incentivando o resgate cultural, a proteção ao meio ambiente e a divulgação das riquezas de cada município.


O Turismo de Negócio foi incentivado com a vinda de palestrantes renomados como Cristiano Lopes e Gustavo Arrais, mostrando a importância do associativismo para o desenvolvimento do turismo da região. Todos os municípios do circuito são unânimes em afirmar que a regionalização do turismo, mediante a criação dos circuitos, foi o passo certo para a descentralização do turismo. Todos os interessados buscam novos atrativos turísticos, resgatando a história e a cultura de cada município da região do Circuito Turístico Caminhos do Cerrado.


O Turismo de Negócios é o ponto forte do Circuito Turístico Caminhos de Cerrado, que atrai empresários para a comercialização do café em Patrocínio, do queijo em Cruzeiro da Fortaleza e em Serra do Salitre e das confecções infantis em Guimarânia.


Abadia dos Dourados tem como tradição a Festa de Nossa Senhora de Abadia, no mês de agosto, e a Festa do Peão e Cavalgada, no mês de maio. Em Guimarânia, no mês de fevereiro, o turista pode participar da Expo-Guimarânia e do Festival de Pratos Típicos. Já Cruzeiro da Fortaleza é famosa pela Festa Regional do Queijo e pela Maratona Regional do Queijo, no mês de maio. Em Serra do Salitre, o destaque é para a Festa Regional do Café e a Festa de São Benedito.


Além do Turismo de Negócios, temos atrações naturais que valem a pena conhecer. Patrocínio é uma cidade que recebeu grandes dádivas de Deus, pelas belezas de sua natureza. Do vulcão surgiram uma lagoa e as águas minerais; das águas, surgiram as mais belas cachoeiras. Se faltava alguma coisa, o homem fez a sua parte e criou o grande lago. Cachoeira dos Borges, local de grande beleza natural, de 21 metros de altura e poço com 6 metros de profundidade. Água límpida e local com recursos naturais preservados, fica a 35 km de Patrocínio e de Guimarânia. O acesso é difícil pelos dois lados, mas vale a pena conferir.


A Cachoeira dos Dourados é pequena, tem queda d'água de apenas 2 metros de altura e 2 metros de profundidade; porém, o local é excelente área para camping. Além disso, tem uma ponte de rara beleza, local de fácil acesso a 43 km de Patrocínio. Cachoeira dos Lemos - cachoeira com 18 metros de altura e lago com profundidade de 3 metros e meio. Água límpida e muito fria. Local de acesso fácil, porém requer pequena caminhada. Fica a 32 km de Patrocínio. Cachoeira "José Pedro" - cachoeira com várias quedas pequenas, no total de 15 metros de altura. Antiga usina de fornecimento de energia. Local de fácil acesso e muita área de lazer com enorme variedade de plantas e animais.


A 31 km de Patrocínio, está Cachoeira "Da Terra" - cachoeira de grande beleza natural, com 30 metros de altura e grande volume de água. Área preservada com exemplares da fauna brasileira. Poço da Cruz - poço de água límpida, com profundidade de 3,5 metros e pequena cascata. Formado em pedras. Local de fácil acesso. A 19 km da cidade. Represa de Nova Ponte - grande lago (represa) formado a partir da Usina de Nova Ponte, com área total inundada de 453 km. Abrange Patrocínio e mais sete municípios da região. Fica entre 20 e 30 km de Patrocínio.


Patrocínio, além de bem projetada, bonita e alegre, tem, entre os seus habitantes, grandes personalidades. A vida social é intensa, a solidariedade está presente no dia a dia, as ações em prol da comunidade são constantes. A sociedade patrocinense tem tradição de participação e de estar sempre presente, independentemente do nível social. Aliás, costuma-se dizer que a maior riqueza de Patrocínio não está nas suas terras, no seu gado, nas empresas, nem na sua água maravilhosa ou na natureza exuberante, mas no seu povo.


Visite o Circuito Turístico Caminhos do Cerrado e conheça suas atrações, sua cultura e seu povo bom e hospitaleiro. Os municípios são todos próximos entre si, e a natureza oferece uma paisagem maravilhosa e um clima agradável.


Texto: Circuito Caminhos do Cerrado

Certificado em 25 de abril de 2006

Certificação não renovada em 2009/2010


Presidente
Kelly Isabel Peres Bernardes
34 3839-1950
34 3831-5326
kellyisabelrp@yahoo.com.br


Gestora
Jô Caixeta
34 3839-1950
34 8835-5755


E-mail
ctcaminhosdocerrado@gmail.com


Sede do Circuito
Av. João Alves do Nascimento, 1.488 - Centro Administrativo
CEP 38740-000
Patrocínio

Tel: 34 3839-1950


Atualizado em 14 de abril de 2011

 

Enviar link