Turismo

Circuitos

Recanto dos Barões

© Circ. Tur. Recanto dos Barões Guarará - Arredores de Guarará - Circ. Tur. Recanto dos Barões Arredores de Guarará

Terras férteis e abundantes em águas. Terras ricas, terras de barões!


O Circuito Recanto dos Barões é composto das cidades que surgiram das lavouras de café, produto cujo cultivo se tornou a principal atividade do Brasil, após o declínio do ouro. Primeiramente, surgiram as plantações; depois, as capelas e os arraiais, seguidos das estradas, das pontes e das ferrovias, que impulsionavam o seu desenvolvimento. Os pioneiros na implantação das lavouras receberam o título de Barão do Império pelos serviços prestados à Coroa. Entre eles, o Barão de Ayruroca, o Barão de Louriçal, o Barão de Itamarandiba, o Barão de Catas Altas, o Barão de Pontal e o Barão da Conceição.


As cidades de Bicas, Chácara, Chiador, Guarará, Maripá de Minas, Mar de Espanha, Pequeri e Senador Cortês foram, um dia, terras de barões, mas ainda se mantêm ricas com a arquitetura da época do período do Império, a vida típica da fazenda, as águas e as cachoeiras da bacia do Rio Cágado.


Por estar na região entre a Serra da Mantiqueira e o Vale Paraíba do Sul, possuir belas paisagens e clima agradabilíssimo, este circuito é um convite ao descanso e à tranquilidade. São vários os lugares para a prática de Turismo Ecológico e Rural.


Para a prática de Turismo Rural, os grandes atrativos são as fazendas históricas; os alambiques, que produzem cachaça da melhor qualidade; os ranchos; os pesque-pague e a participação em atividades de manejo de gado e plantio.


Senador Cortês
Pequena cidade do interior, situada na Zona da Mata mineira. Sua principal atividade econômica é a agropecuária, que se vem destacando, há anos, no município. Apesar de ser pequeno, desfruta de todas as regalias de um município desenvolvido. Como atrativos turísticos, destacam-se o Cristo Redentor, a Fonte de Água Mineral, a Praça Central, o Estádio Municipal, a Paisagem Rural, algumas fazendas e festas municipais e religiosas.


Chácara
O município possui um dos melhores climas da Zona da Mata e é muito procurado por estar a poucos quilômetros de Juiz de Fora e possuir lindas cachoeiras e atrações turísticas, como caminhadas ecológicas, cavalgadas, pesca, fazendas antigas com riquezas culturais. Moradores, produtores rurais e turistas estão sendo conscientizados para a importância da preservação ambiental, visto que a natureza e a tranquilidade fazem parte integral da harmonia e da beleza de suas paisagens.


Guarará
Guarará já foi conhecida como uma pequena comunidade limpa e silenciosa do meio rural, servida de excelente água magnesiana. O silêncio das ruas desertas convidava ao repouso e à leitura.


A cidade cresceu, e a praça hoje é enriquecida com o novo ginásio local, ajardinado. Atrativos e pontos turísticos: Cachoeira Pedro Duim, Cachoeira dos K7, Cachoeira do Ronaldo, Praça Central e Igreja Matriz, Capela Nossa Senhora do Rosário, casarios antigos e coloniais e fazendas rurais.


Maripá de Minas
Destaca-se pela beleza de sua paisagem e pela qualidade de vida. Mantém economia diversificada, com restaurantes de comida saborosa, comércio, confecções de jeans e linha, além do artesanato diversificado. Entre os pontos turísticos, destacam-se a Igreja de São Sebastião e a Casa da Cultura, com sua bela arquitetura. Maripá de Minas mantém o jeito mineiro e simples de viver, envolto por clima ameno e paisagem exuberante.


Bicas
A povoação que deu origem à atual cidade surgiu no século 19. Em 1890, o povoado foi elevado a distrito de Mar de Espanha. Passou à freguesia em 1921 e, dois anos depois, tornou-se município. A gruta da Água Santa, onde se situa um oratório, no ponto mais alto do município, é uma das atrações de Bicas. Segundo a crença popular, o local foi descoberto por um escravo perseguido, que ali teve uma visão da santa que o libertou.
Outro local interessante de se conhecer é o Horto Florestal Municipal, que se constitui em um agradável ponto de lazer da cidade. Com seis hectares, composto de vegetação e espécies florestais naturais, possui uma ilha de área limpa e é usado para produção de mudas.


Pequeri
O povoado surgiu das fazendas Pequeri e São Pedro. Atualmente destaca-se pela qualidade de vida. A Estação Ferroviária, construída no final do séc. 19, é o símbolo do apogeu da produção do café, em Pequeri. A zona rural da cidade possui belos recantos naturais e cachoeiras muito apreciadas pelos turistas. Seu carnaval de rua atrai todos os anos inúmeros turistas, que encontram na cidade alegria, tranquilidade e segurança. O verde está presente em toda a sua extensão e faz de Pequeri um lugar encantador.
Quem deseja a deliciosa paz da vida do campo e uma boa parte da história do cultivo do café em Minas Gerais, no século 19, vai encontrá-la no Circuito Recanto dos Barões.


Calendário de Eventos do Circuito Turístico Recanto dos Barões

Janeiro
Festa da Cidade - Senador Cortês
Festa de São Sebastião - Chácara
Bloco Zé Pereira - Mar de Espanha


Fevereiro
Carnaval - Todos os municípios
Festa à Fantasia - Mar de Espanha e Bicas


Março
Aniversário de Emancipação da cidade - Maripá de Minas e Chácara


Abril
Exposição Agropecuária - Maripá de Minas
Exposição de Arte e Artesanato - Maripá de Minas
Dia Municipal do Meio Ambiente - Chácara


Maio
Festa do Divino - cidade?
Festa do Trabalhador - cidade


Junho
Festa Junina das Nações - cidade
Arraial na Praça - cidade


Julho
Arraial da Alegria - Mar de Espanha
Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial - Bicas
1º Semana Campeã - Maripá de Minas
Exposição de Gado e Feira Agroindustrial - Mar de Espanha
Exposição - Senador Cortês


Agosto
Dia de Fazer a Diferença - Bicas
Exposição Agropecuária - Chácara


Setembro
Maripá Folia - Maripá de Minas
Maripaense Ausente - Maripá de Minas
Semana da Cidadania - Maripá de Minas
Primavera Cultural - Mar de Espanha
Encontro de Jipeiros - Mar de Espanha
Mountain Bike - Mar de Espanha
Aniversário da cidade - Bicas


Outubro
Festa da Criança - Pequeri
Dia da Criança - Bicas
Festa do Rosário - Mar de Espanha


Novembro
Festa Country - Pequeri
Festival de Talentos - Mar de Espanha e Senador Cortês


Dezembro
Aniversário de Emancipação da cidade - Pequeri
Chegada do Papai Noel - Maripá de Minas
Bicas Degusta - Festival Gastronômico - Bicas
Réveillon - Todos os municípios


O Circuito Turístico Recanto dos Barões foi certificado em 21 de março de 2006.
Certificação renovada 2009/2010.


Presidente
Patrícia Gomes Alves de Souza
32 8869-2950
partgomes@yahoo.com.br


Secretária
Andrea Marchiori
32 3276-2626
32 8831-9225
32 8449-3112
verao44@hotmail.com


Sede do Circuito
Rua Pedro Gonçalves de Resende, 7 - sl. 02
CEP 36640-000
Mar de Espanha
32 3276-2626


E-mails
recantodosbaroesmardespanha@yahoo.com.br
recantodosbaroes@recantodosbaroes.com.br

Atualizado em 2 de maio de 2011.

 

Enviar link