Notícias

Você sabe o que são Ciclos da Quaresma e da Semana Santa?

© Maria de Lourdes Reis Diamantina - Semana Santa em Diamantina - Maria de Lourdes Reis Semana Santa em Diamantina



Período de recolhimento, reflexão e penitência, o Ciclo da Quaresma é visto pelos católicos como um momento de esperança de dias melhores. Este ciclo inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e termina no sábado que antecede o Domingo de Ramos. A partir desse dia, dá-se inicio ao Ciclo da Semana Santa. Esses períodos de jejum e oração são momentos de preparação para a Paixão e Morte, Sepultamento e Ressurreição do Senhor Jesus.


Na primeira quarta-feira após o carnaval, os sacerdotes recebem os cristãos para uma espécie de rito de purificação. Nesta cerimônia, fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas dos galhos provenientes da Procissão de Ramos do ano anterior. As igrejas se enfeitam com muito brilho em devoção e fé.


Já no Ciclo da Semana Santa, os seguintes dias são celebrados:

Domingos de Ramos: dia em que os fiéis católicos celebram a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Nas segundas, terças e quartas-feiras, as paróquias fazem vias-sacras e as procissões do Depósito e do Encontro costumam acontecer nesses dias.

Quinta-feira Santa: nesse dia, as igrejas celebram a Instituição da Eucaristia e tem a Missa Solene da Crisma. Nas demais paróquias há a Missa Solene da Ceia do Senhor, a Desnudação dos Altares e a Adoração do Santíssimo Sacramento. Mais tarde os fiéis dramatizam o Lava-Pés após as cerimônias litúrgicas.

Sexta-feira da Paixão: é celebrada a Paixão e Morte de Cristo. O Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz e o Ofício de Matinas, os Cantos Laudes e da Paixão, a Adoração e Descendimento da Cruz, além da Procissão do Enterro acontecem nesse dia.

Sábado de Aleluia: é celebrada a Liturgia da Ressurreição, a Benção do Fogo e da Água (Renovação das promessas do Batismo), Procissão das Luzes, o Precônio Pascal, as Profecias e a Santa Missa da Vigília Pascal. Destaque para o Canto do Exultet.

Domingo de Páscoa: celebração da Ressurreição de Cristo; as janelas e sacadas das casas são enfeitadas e as ruas são decoradas com tapetes feitos de serragem para passagem da Procissão de Páscoa. A queima do Judas, leitura do testamento do traidor e outras brincadeiras populares ocorrem nesse dia.



*Confira no Descubraminas.com mais curiosidades sobre os Ciclos da Quaresma e da Semana Santa. Descubra também as cidades mineiras onde essa tradição ainda é mantida.

Enviar link

Fonte
Descubraminas

Notícias Relacionadas