Notícias

Semana Santa em Minas Gerais

© Banco de Imagens/Istock Semana Santa em Minas Gerais - Banco de Imagens/Istock Semana Santa em Minas Gerais

As cidades históricas são os principais destinos religiosos do Brasil. Pertencentes à Estrada Real, Barbacena, Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes são locais que conservam as tradições religiosas que fazem parte da história do Estado de Minas Gerais.


N
a Semana Santa, a originalidade do povo mineiro e a emoção das celebrações, por meio de gestos, palavras e encenações, contagiam turistas de todo o País e do exterior, que vivenciam a religiosidade existente em Minas.


Conheça no Descubraminas.com os destinos turísticos para a Páscoa em Minas Gerais e confira as principais cerimônias da Semana Santa.

Barbacena
Com pregações, músicas e orações, os moradores de Barbacena celebram mais uma Semana Santa. Além das comemorações litúrgicas, direcionadas pelos princípios da Igreja Católica, também são realizadas as solenidades paralitúrgicas, que são os festejos próprios, peculiares de um povo, mantidos pela tradição e costume popular. Nesse período, todos celebram o sofrimento, a morte e a gloriosa Ressurreição de Cristo.


Congonhas
Em Congonhas, além dos rituais  religiosos, ainda se destaca o belo teatro bíblico que acontece no adro da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos junto aos famosos profetas do mestre Aleijadinho. Tapetes decoram as ruas e janelas são ornamentadas para as procissões e queima de Judas.


Diamantina
A Semana Santa é uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade de Diamantina. Os mistérios, dor e sofrimento da Paixão de Cristo são vividos e retratados com grande fervor. A encenação de quadros vivos que representam a vida de Jesus Cristo até a condenação à morte e a Ressurreição, em uma nítida demonstração de tradição, religiosidade e fé.


Mariana
Mariana também é uma das cidades que mantém grande tradição religiosa. Algumas manifestações, como procissões, novenas, festas dos padroeiros e a Semana Santa são marcantes e de suma importância para a comunidade. No período de Quaresma, inicia-se o Setenário das Dores de Nossa Senhora e, a partir do Domingo de Ramos, acontece a solenidade dos Passos, procissões, Ofício das Trevas, Sermão do Encontro, Via Crucis, Paixão de Cristo, Procissão das Almas, queima de Judas, Sábado de Aleluia e Domingo da Ressurreição.


Ouro Preto
Considerada uma das mais tradicionais do País, a Semana Santa em Ouro Preto, além de apresentar um cenário propício e que relembra a paixão de Cristo, proporciona aos visitantes várias opções de atos religiosos. Um dos pontos altos é a confecção de tapetes artesanais e decorativos, normalmente feitos com serragem, borra de café, raspa de couro e cal branco, que são espalhados pelas ruas da cidade. Para receber os turistas, são preparados concertos envolvendo repertórios de música sacra colonial, encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas, vias-sacras com quadros vivos, filmes e folhetos com o histórico e a descrição das cerimônias, indicando rituais e locais, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade.

 

Sabará
Na Semana Santa, é possível notar como a cidade de Sabará faz questão de preservar suas tradições. Procissões, encenações ao vivo de passagens da vida de Cristo, Lava-pés, Descendimento da Cruz, Via-Sacra da Penitência, tudo em clima de intensa fé. As ruas exalam o cheiro de manjericão, alecrim e arruda e no Domingo de Páscoa as celebrações começam bem cedo e só terminam após a mais extensa procissão, a do Enterro, que sai da Igreja São Francisco até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pelos acordes da marcha fúnebre, entoados pela bicentenária Banda Santa Cecília.


São João del-Rei
Além de conservar as antigas características barrocas, as músicas das orquestras abrilhantam a Semana Santa de São João del-Rei. Um dos momentos mais encantadores é o Descendimento da Cruz, realizado na Sexta-Feira Santa, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, segue a Procissão do Enterro e, no Sábado Santo, a comunidade é convidada a permanecer em espírito de recolhimento, seguindo toda à noite com a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Ressurreição, é celebrada a missa solene.


Tiradentes
A Semana Santa em Tiradentes, começa nove dias antes do Domingo de Ramos. Com missas e via-sacra, as manifestações se iniciam e se encerram no Domingo de Páscoa, dia 27 de março, com Procissão do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do centro histórico. As celebrações serão embaladas pelas bandas de música da cidade, que executam cânticos de compositores mineiros, dos séculos 18 e 19.

Enviar link

Fonte
Descubraminas