Minas Gerais

História

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Personalidades

Desde o início da formação da “pátria mineira” as primeiras gerações já se destacavam: Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes, Manuel da Costa Ataíde e Cláudio Manuel  da Costa. A partir daí, os mineiros não pararam mais.


Esta seção é dedicada a algumas personalidades que marcaram a vida mineira e, também,  a  nacional. Nossa gente tem se destacado, ao longo da história, nas mais diversas atividades: política, literatura, artes plásticas, esportes, música, ciências e outras. Inventivos e laboriosos, os mineiros, durante os três séculos de história, sempre colaboraram para o desenvolvimento do Estado e do Brasil.


Não apenas aqueles que  a história oficial elegeu como “vultos históricos” são responsáveis  pela construção da história de um povo. As atitudes e atividades das pessoas no cotidiano é que tecem a história. Assim, milhões de mineiros contribuíram e contribuem para a formação social, política, econômica, artística e folclórica do Estado. Todos nós, mineiros, sejamos de que origem for, somos agentes dessa história e não simples observadores de fatos.


No início, os escravos mineraram o ouro, ergueram casas, igrejas e vilas. Os tropeiros alargaram as fronteiras, os vaqueiros geraram riquezas. Hoje, milhares de mineiros continuam no trabalho anônimo, contribuindo para o desenvolvimento da ‘pátria mineira’: o  educador  alfabetizando  e formando o futuro cidadão; o operário transformando o minério em aço; o agricultor, na luta do dia-a-dia, explorando a fertilidade da terra; e o artesão exaltando a criatividade. Assim, todos os que trabalham, produzem, estudam e criam, todos são personalidades dessas Minas Gerais.

Enviar link