Minas Gerais

O Estado

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

13. Festas & Festivais

Comida di Buteco
Local:
Belo Horizonte / Região Central

Período
Abril / Maio

O Evento
É um dos mais apreciados pelos residentes e visitantes de Belo Horizonte, e também um dos mais esperados a cada ano. Petiscos e pratos são criados especialmente para concorrer ao Comida di Buteco.

Site Comida di Buteco


Expocachaça
Local:
Belo Horizonte / Região Central

Período
Junho

A Exposição
Valorização da mais brasileira das bebidas, esse é o maior objetivo da Expocachaça. Reúne os principais produtores.

Site Expocachaça  


Festa da Jabuticaba
Local: Sabará / Região Central

Período
Novembro

A Festa
O festival resgata a tradição de Sabará como "terra da jabuticaba" e as receitas de vinhos, licores, geleias e outros derivados.


Festa do Café com Biscoito
Local: São Tiago/ Região Central

Período
Setembro


A Festa
É a oportunidade dos produtores demonstrarem todo o talento em preparar deliciosos biscoitos. Hoje o município possui entre 45 e 50 unidades de fabricação, que produzem cerca de 50 tipos de biscoito, proporcionando a criação de novas oportunidades de emprego e renda para a população local e garantindo um produto de qualidade aos visitantes, que se encantam com a hospitalidade dos moradores e sua riquíssima culinária de forno e fogão.


Festa do Queijo
Local:
Serro / Região Central

Período
Setembro

A Festa
Patrimônio Imaterial do Brasil, o Queijo do Serro é produzido desde o século 18. A festa conta com concurso de queijos, torneio leiteiro, exposições e encontro técnico.


Festa do Vinho
Local:
Andradas / Sul de Minas

Período
Julho

A Festa
A primeira festa aconteceu em 1954 com o objetivo de divulgar o vinho produzido no município de Andradas e eleger a melhor produção.

Site Festa do Vinho


Festa Nacional da Cenoura

Local: São Gotardo / Alto Paranaíba

Período
Julho

A Festa
A Festa surgiu para celebrar um dos mais importantes produtos agrícola da região - a cenoura. A primeira festa aconteceu em 1997.

Site Festa Nacional da Cenoura - Fenacen


Festa do Pé de Moleque
Local: Piranguinho / Sul de Minas

Período
Junho

A Festa
Promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o núcleo dos produtores de pé de moleque. A festa conta com diversas atrações: shows de forró, sertanejo e exposição de artesanato.

Piranguinho é conhecida nacionalmente como capital do pé de moleque.


Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Local: Tiradentes / Região Central

Período
Segunda quinzena de agosto

O Festival
É considerado um dos maiores eventos de alta gastronomia do país. O Festival traz ao público uma programação variada - festins com chefs renomados nos cenários nacional e internacional, cursos e oficinas, degustações, exposições, uma vasta e enriquecedora grade de shows, e performances artísticas gratuitas.

Site Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes


Brumadinho Gourmet
Local:
Brumadinho / Região Central

Período
Primeira quinzena de setembro

O evento
A proposta do evento é valorizar a culinária do município e divulgar artistas regionais, artistas recém-premiados em festivais de Minas Gerais e grupos de artes cênicas de expressão no Estado.


Festa da Goiaba
Local: Distrito de São Bartolomeu / Ouro Preto / Região Central

Período
Agosto

O evento
Promovida pela Associação de Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf) e Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu (Adecosb), a iniciativa, que já se incorporou ao calendário turístico de Ouro Preto, retrata o ciclo da goiaba, desde a colheita que acontece entre os meses de fevereiro, março e abril, até a produção artesanal da goiabada cascão, que envolve uma parcela significativa da comunidade local. A Goiabada de São Bartolomeu foi registrada como patrimônio imaterial em um programa instituído pelo Decreto 3551 de 2000 do Governo Federal.


Festa do Pequi
Local:
Montes Claros / Norte de Minas

Período
Novembro

O evento
A Festa Nacional do Pequi já se tornou uma tradição. A preservação do pequizeiro já virou símbolo da luta contra a devastação do cerrado. Símbolo da culinária regional, o pequi é motivo de festa e fartura. Trata-se de uma espécie vegetal de grande valor econômico para a região do cerrado, apresentando valor nutricional para a população do sertão norte mineiro.

 

 


Enviar link

© Divanildo Marques Belo Horizonte - Estaladiço de Carne de sereno ao pesto de abóbora - Divanildo Marques Estaladiço de Carne de sereno ao pesto de abóbora
© Divulgação/Noir Comunicação Mambu ao alho-poró/ Crédito: Milton Campos - Divulgação/Noir Comunicação Mambu ao alho-poró/ Crédito: Milton Campos
© Lianderson Aurélio dos Santos Alfredo Vasconcelos - Bombons de Morango - Lianderson Aurélio dos Santos Bombons de Morango
© Milton Campos/divulgação Belo Horizonte - Bar do Véio em busca do bi - Milton Campos/divulgação Bar do Véio em busca do bi
© Divulgação Belo Horizonte - Café Palhares - Divulgação Café Palhares
© Evandro Maia Paella Mineira - Evandro Maia Paella Mineira
© Geovane Martins Santos Dumont - Comida típica - Geovane Martins Comida típica