Comida di Buteco
Local: Belo Horizonte / Região Central
Período
Abril / Maio
O Evento
É um dos mais apreciados pelos residentes e visitantes de Belo Horizonte, e também um dos mais esperados a cada ano. Petiscos e pratos são criados especialmente para concorrer ao Comida di Buteco.
Site Comida di Buteco
Expocachaça
Local: Belo Horizonte / Região Central
Período
Junho
A Exposição
Valorização da mais brasileira das bebidas, esse é o maior objetivo da Expocachaça. Reúne os principais produtores.
Site Expocachaça
Festa da Jabuticaba
Local: Sabará / Região Central
Período
Novembro
A Festa
O festival resgata a tradição de Sabará como "terra da jabuticaba" e as receitas de vinhos, licores, geleias e outros derivados.
Festa do Café com Biscoito
Local: São Tiago/ Região Central
Período
Setembro
A Festa
É a oportunidade dos produtores demonstrarem todo o talento em preparar deliciosos biscoitos. Hoje o município possui entre 45 e 50 unidades de fabricação, que produzem cerca de 50 tipos de biscoito, proporcionando a criação de novas oportunidades de emprego e renda para a população local e garantindo um produto de qualidade aos visitantes, que se encantam com a hospitalidade dos moradores e sua riquíssima culinária de forno e fogão.
Festa do Queijo
Local: Serro / Região Central
Período
Setembro
A Festa
Patrimônio Imaterial do Brasil, o Queijo do Serro é produzido desde o século 18. A festa conta com concurso de queijos, torneio leiteiro, exposições e encontro técnico.
Festa do Vinho
Local: Andradas / Sul de Minas
Período
Julho
A Festa
A primeira festa aconteceu em 1954 com o objetivo de divulgar o vinho produzido no município de Andradas e eleger a melhor produção.
Site Festa do Vinho
Festa Nacional da Cenoura
Local: São Gotardo / Alto Paranaíba
Período
Julho
A Festa
A Festa surgiu para celebrar um dos mais importantes produtos agrícola da região - a cenoura. A primeira festa aconteceu em 1997.
Site Festa Nacional da Cenoura - Fenacen
Festa do Pé de Moleque
Local: Piranguinho / Sul de Minas
Período
Junho
A Festa
Promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o núcleo dos produtores de pé de moleque. A festa conta com diversas atrações: shows de forró, sertanejo e exposição de artesanato.
Piranguinho é conhecida nacionalmente como capital do pé de moleque.
Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Local: Tiradentes / Região Central
Período
Segunda quinzena de agosto
O Festival
É considerado um dos maiores eventos de alta gastronomia do país. O Festival traz ao público uma programação variada - festins com chefs renomados nos cenários nacional e internacional, cursos e oficinas, degustações, exposições, uma vasta e enriquecedora grade de shows, e performances artísticas gratuitas.
Site Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Brumadinho Gourmet
Local: Brumadinho / Região Central
Período
Primeira quinzena de setembro
O evento
A proposta do evento é valorizar a culinária do município e divulgar artistas regionais, artistas recém-premiados em festivais de Minas Gerais e grupos de artes cênicas de expressão no Estado.
Festa da Goiaba
Local: Distrito de São Bartolomeu / Ouro Preto / Região Central
Período
Agosto
O evento
Promovida pela Associação de Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf) e Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu (Adecosb), a iniciativa, que já se incorporou ao calendário turístico de Ouro Preto, retrata o ciclo da goiaba, desde a colheita que acontece entre os meses de fevereiro, março e abril, até a produção artesanal da goiabada cascão, que envolve uma parcela significativa da comunidade local. A Goiabada de São Bartolomeu foi registrada como patrimônio imaterial em um programa instituído pelo Decreto 3551 de 2000 do Governo Federal.
Festa do Pequi
Local: Montes Claros / Norte de Minas
Período
Novembro
O evento
A Festa Nacional do Pequi já se tornou uma tradição. A preservação do pequizeiro já virou símbolo da luta contra a devastação do cerrado. Símbolo da culinária regional, o pequi é motivo de festa e fartura. Trata-se de uma espécie vegetal de grande valor econômico para a região do cerrado, apresentando valor nutricional para a população do sertão norte mineiro.