Minas Gerais

O Estado

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Trens de Minas

De Belo Horizonte a Vitória
A Estrada de Ferro de Vitória de Minas é uma das poucas do Brasil a preservar o trem de passageiros. Saindo de Belo Horizonte, na histórica Estação Ferroviária, a locomotiva leva o viajante por uma agradável viagem até Vitória, no Espírito Santo, atravessando o Quadrilátero Ferrífero e o Vale do Rio Doce.

Para quem só quer fazer um bom programa no fim de semana, uma opção é seguir até a cidade de Barão de Cocais em um percurso de apenas 80 quilômetros. Funcionamento: todos os dias, às 7h30, retornando às 18h.


Mais informações: Trem da Vale

De São João del-Rei a Tiradentes
Para quem optar fazer o trajeto São João del-Rei a
Tiradentes, o passeio também reserva uma diversidade de paisagens e, é, claro, história. São 12 Km de passeio, que preservam a arquitetura tradicional britânica do século 19. A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II, abre caminho entre o cerrado e a mata atlântica para levar o turista a um passeio exuberante pelas serras do complexo de Mantiqueira, fazendas centenárias, rios e estações.

Isso tudo a bordo da Maria Fumaça, que é uma verdadeira raridade, ela é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. Outra atração imperdível é a Rotunda com suas centenárias locomotivas Baldwin a vapor, além de carros e vagões que fizeram a história do passado ferroviário.

Na estação de São João del-Rei também se encontra o Museu Ferroviário, que traz no em seu interior, documentos, equipamentos e veículos ferroviários, de vários períodos da história.


Confira os dias e horários de funcionamento:
Sextas-feiras e sábados
Partida de São João del-Rei: 10h e 15h
Partida de Tiradentes: 13h e 17h


Domingos:
Partida de São João del-Rei: 10h e 13h
Partida de Tiradentes: 11h e 14h


Museu Ferroviário de São João del-Rei

Funcionamento: de quarta a sábado, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Domingo das 9h às 13h.
Informações: 32 3371-8485 -
Ferrovia Centro-Atlântica


Rio Acima
Temporariamente suspenso
A apenas 35km de Belo Horizonte, você embarca nesta Maria Fumaça de 1924 que além dos 7 km de percurso vai te fazer viajar no tempo. A viagem dura 55 minutos dentro de Rio Acima, margeando o rio das Velhas e o caminho do ouro da Estrada Real, na região do Circuito Turístico do Ouro. Os vagões são equipados com TV, ar condicionado e paisagens marcantes. Tem serviço de bordo com guloseimas, chopp de cerveja artesanal e muito mais.

Funcionamento: domingos, às 10h, 13h, 14h30 e 16h.
Informações: http://circuitodoouro.tur.br/


*Horários especiais em feriados.

 

Trem das águas
O Trem das Águas percorre o trecho compreendido entre
São Lourenço e Soledade de Minas, com o objetivo de resgatar a memória da legendária ferrovia que ligava o eixo de São Paulo/Rio de Janeiro à cidade de Três Corações, passando pelo Circuito das Águas. Guiada por uma autêntica Locomotiva a Vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo dos antigos passeios de trem de passageiros, com toda sua poesia e beleza, enquanto o visitante degusta deliciosos queijos, doces e vinhos, relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.



Funcionamento: aos sábados, partidas às 10h e às 14h30, e aos domingos, partida às 10h.
Informações: 35 3332-3011
Site: www.tremdasaguas.tur.br
Fanpage: facebook.com/TremDasAguasMG



Trem da Serra da Mantiqueira

A Maria-Fumaça segue percorrendo a serra descobrindo muitos encantos e revelando os segredos da Mantiqueira, de Passa Quatro até Coronel Fugêncio. Na estação da cidade Manacá é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá pela ponte Estrela.


Funcionamento:
aos sábados, partidas às 10h
Informações: 31 3371-2167.
Site: www.tremdaserradamantiqueira.com.br 
Telefone: 35  3371-2167
Fanpage: facebook.com/tremdaserrap4



De Ouro Preto a Mariana

O trecho ferroviário que liga
Ouro Preto a Mariana encanta seus visitantes com seus 18 km de história, cultura e belezas naturais. A ferrovia foi revitalizada em 2006 e fornece uma estrutura completa de entretenimento para os visitantes. O percurso do passeio segue o ribeirão do Carmo, passando por quatro túneis, vales e despenhadeiros, e pelas antigas estações Passagem de Marina e Vitorino Dias. 

No passeio, os turistas podem aproveitar os seus atrativos. Em Mariana, a estação foi inaugurada em 1914, o espaço conta com: biblioteca, museográfico, sala multiuso, praça lúdico-musical, vagão-oficina de vídeo, vagão dos sentidos e vagão-café.

Já a estação de Ouro Preto é conhecida como a Estação Cidadania e também traz em sua área muitos atrativos: totens interativos nos halls e corredores, mostra com peças do acervo do setor Ferroviário do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, sala da maquete ferroviária, sala de histórias, vagão-sonoro ambiental, tenda cultural, biblioteca infanto-juvenil e vagão-café.


Confira os dias e horários de funcionamento:
Sextas-feiras e sábados
Partida de Ouro Preto: 10h
Partida de Mariana: 14h


Estações
Abertas de terça a domingo, das 9h às 17h.


Informações
Ouro Preto
31 3551-7705
31 3551-7310

Mariana
31 3557-3844
31 3558-3104

http://www.tremdavale.org/pt/trem-turistico/
.


Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

Enviar link

© Javier Ceballos São Lourenço - Trem das Águas - Javier Ceballos Trem das Águas
© Maria Lucia Dornas Mariana - Trem da Vale - Trecho Mariana-Ouro Preto - Maria Lucia Dornas Trem da Vale - Trecho Mariana-Ouro Preto
© Sérgio Freitas São João del-Rei - Trem na Estação São João del-Rei - Sérgio Freitas Trem na Estação São João del-Rei