Minas Gerais

Geografia

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Rio Jequitinhonha

A principal porção de diamantes, tem sido sempre fornecida pelos dois rios principais do Distrito Diamantino, o Rio Jequitinhonha e o Rio Pardo. Nasce o primeiro na serra do Gavião, a sueste do Tejuco, faz uma grande curva em torno desse lugar, corre rápido, engrossado pelo Itacambiruçu, o Araçuaí e diversos outros rios, rumo nordeste da costa montanhosa, e acima, de Porto Seguro, na Província de igual nome, sob a denominação de Rio Belmonte, lança-se no oceano por diversas embocaduras “ (Spix e Martius)


Bacia do Jequitinhonha
Área: 70.315 km2. Desta área, 66.319 km2 situam-se em Minas Gerais, ao passo que 3.996 km2 pertencem à Bahia. A bacia do Jequitinhonha abrange o vale do mesmo nome e engloba 82 municípios.


O Vale do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais, divide-se em Alto Jequitinhonha (região da nascente, em Diamantina), Médio (região de Araçuaí) e Baixo (região de Almenara, próximo à foz, no litoral-sul da Bahia).


Nascente
Município do Serro – nos arredores da localidade de Capivari, sopé do Morro Redondo.


Extensão 
1.100 quilômetros


Principais municípios da bacia do Jequitinhonha
Araçuaí, Itinga, Jequitinhonha, Almenara, Pedra Azul, Itaobim, Joaíma.


Deságüe
Depois de atravessar o Nordeste de Minas, deságua no Oceano Atlântico – Município de Belmonte na Bahia.


Nome
O nome do rio Jequitinhonha se originou do nome da cidade. O termo era usado pelos índios botocudos e, segundo o estudioso Teodoro Sampaio, significava “rugido de onça”. Existe também a versão que Jequitinhonha significa "armadilha de peixe", "onha", peixe, jequi: armadilha de pesca feita de bambu, de forma a aprisionar o peixe atraído por uma isca.


Características
A maior parte do solo é árida, sendo castigada regularmente por secas e enchentes. Apesar desse problema, a agropecuária é uma das principais atividades econômicas da região. “O Vale do rio Jequitinhonha, apesar de ser uma das regiões mais pobres do Brasil, abriga uma cultura peculiar, que se releva nas manifestações populares únicas, ligadas aos mitos da natureza, à navegação e às lendas; e se manifestam no rico artesanato de barro, nas expressões musicais e folclóricas” (Wikipédia).

Enviar link