Minas Gerais

Geografia

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

As águas

© Henry Yu Passos - Lago de Furnas - Henry Yu Lago de Furnas

Onde nascem as águas dos rios?
As águas das chuvas, ao caírem na superfície da Terra, tomam três direções: uma parte evapora e vai construir as nuvens; outra escoa pelas costas, forma as enxurradas e pode provocar a erosão do solo,e a terceira parte infiltra-se no solo e vai constituir o lençol d'água subterrâneo.Esse lençol d'água subterrâneo, ao brotar na superfície, forma a fonte, que é a nascente. Os cursos d'água vão se encontrando e podem constituir rios volumosos.


Porque conservar as nascentes?
Uma nascente de onde brota muita água dá origem a rios volumosos. Se o volume de água que brota da nascente diminui, o nível da água do rio também irá diminuir. Muitos rios podem até secar quando suas nascentes não são protegidas. Para conservar as nascentes é importante manter a vegetação em suas proximidades.


As árvores dificultam a ação das enxurradas e suas raízes favorecem a infiltração das águas da chuva.


Para que servem as águas dos rios?
A vida brota nos rios. São fungos, bactérias, algas, plantas aquáticas, insetos, sapos, rãs, cobras e peixes. Indiretamente, os rios também são responsáveis pela vida de muitas plantas terrestres.

 



Como são utilizadas as águas captadas dos rios?
As águas captadas dos rios são usadas no abastecimento doméstico, público e industrial, na agricultura e também em atividades de lazer (piscinas e parques). Além disso, as águas dos rios representam importantes vias de transporte, fornecem energia elétrica e formam locais de lazer com suas cachoeiras e praias.

 



Principais ameaças às águas
Lançamento, nelas, de esgoto doméstico sem nenhum tratamento; depósitos de lixo às margens dos rios; uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações, contaminando o solo, as águas subterrâneas e, consequentemente, o próprio rio; incêndios florestais e queimadas para plantio de lavouras; assoreamento causado por terra e areia e lançamento de efluentes industriais.

 



O que é uma bacia hidrográfica?
Todo rio nasce pequeno. Próximo à nascente, é apenas um pequeno córrego. À medida que vai ganhando água de outros riachos e ribeirões, vai crescendo, até tornar-se um rio. Cada rio, por sua vez, lança suas águas em um rio maior, ou segue seu curso até desaguar no mar. É assim que se formam os rios que integram as grandes bacias hidrográficas, a partir da contribuição dada por seus afluentes. Grande ou pequeno, cada um dos seus afluentes é muito importante para que o rio maior conserve a qualidade e o volume de suas águas. São os afluentes que alimentam e fortalecem o rio com água limpa ou que contribuem com sua degradação, ao lançar os poluentes que receberam ao longo de seu curso.


Da mesma maneira, cada bacia hidrográfica é composta de várias bacias menores, denominadas sub-bacias. Cada sub-bacia abrange uma área específica, para onde convergem as águas de todos os rios pequenos e médios da região, que podem ou não ser afluentes diretos do rio principal. Assim, uma bacia hidrográfica é o conjunto das terras que drenam suas águas para um mesmo rio, abrangendo todas as sub-bacias formadas por seus afluentes e rios menores.


A  água é um bem de todos e nós podemos colaborar de várias formas para preservá-la. A sua participação é muito importante. Veja o que você pode fazer. 
- Proteger as matas ciliares, conservar matas, rios, córregos e lagoas da sua cidade.

- Evitar incêndios florestais, não jogando vidros, latas, pontas de cigarro acesas.

- Não acender velas ou fogueiras próxima à vegetação e nunca soltar balões.

- Ter cuidado para não jogar matérias que possam entupir tubulações.

- Não jogar lixo em vias públicas, parques, áreas de lazer, etc.

- Consertar vazamentos de torneiros e descargas.

- Fazer manutenção constantes das caixas d'água e de gordura.

- Evitar o desperdício ao consumir água.

- Participar de eventos comemorativos ligados à água, difundir informação e debates relativos ao tema.

 

 

Fonte:  Prefeitura de Belo Horizonte

Enviar link