Minas Gerais

Geografia

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Aspectos Físicos

© Acervo/Prefeitura de Capitólio Capitólio - Cânions - Acervo/Prefeitura de Capitólio Cânions

Cerca de 30% do imenso território mineiro é ocupado por lagos e rios, e 1.252 km2 por áreas de preservação ambiental, entre parques estaduais e federais. Se o mar não está em nenhuma das divisas, a natureza soube compensar o Estado com suas 16 bacias fluviais que irrigam distintas formações vegetais. Dentre os inúmeros rios, destaca-se o São Francisco, cuja bacia drena 40% do território mineiro. Também são significativos os rios Jequitinhonha, Doce, Grande, Paranaíba, Mucuri e o Pardo.


Terras planas, vales, colinas e montanhas definem o relevo fortemente acidentado com altitude média de 700 m. Minas integra o Planalto Atlântico, com destaque para as serras da Mantiqueira e do Espinhaço, e apresenta altitudes que variam entre 79 m, no município de Aimorés, a 2.890 m, no Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó.


Dos oito ecossistemas brasileiros, três estão em Minas – Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Eles abrigam diferentes características de vegetação, clima e relevo, sendo habitat para numerosas espécies de aves, répteis, anfíbios, peixes, mamíferos não-aquáticos, insetos, entre outras.


A floresta tropical rasgada por faixas de Cerrado, predomina na paisagem com clima tropical de altitude, apresentando em média 24°C, com mínimas de 9°C na região sul e máxima de 33°C no norte do Estado.


As diferentes formas de relevo e tipos de clima de Minas propiciam, assim, uma vegetação diversificada, tornando possível a existência de flora e fauna muito ricas.

Enviar link

© Henry Yu Alto Caparaó - Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Henry Yu Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó
© Acervo/Prefeitura de Bonito de Minas Bonito de Minas - Serra da Flexeira - Acervo/Prefeitura de Bonito de Minas Serra da Flexeira
© Danielli Vargas Caeté - Serra da Piedade - Danielli Vargas Serra da Piedade
© Danielli Vargas Belo Horizonte - Ipê rosa - Danielli Vargas Ipê rosa
© Divanildo Marques São Romão - Pôr-do-sol - Divanildo Marques Pôr-do-sol