© Henry Yu
Matriz de S. Antônio - Pintura Mestre Ataíde
Mestre Ataíde
Cronologia
Nasceu: 1762 (batizado em 18 de outubro do mesmo ano)
Faleceu: 2 de fevereiro 1830
Filiação: Capitão Luiz de Costa Ataíde e Maria Barbosa de Abreu
Natural de Mariana
Formação
Autodidata
Atividades
Alferes
Pintor
Em alguns documentos aparece o título de professor de douramento e pintura.
Trajetória de vida
O marianense Manoel da Costa Ataíde começou sua vida profissional nas milícias da Capitania das Minas Gerais, ocupando o posto de cabo de esquadra e alcançou, em 1799, o posto de alferes. Não se sabe quando o mestre começou a se dedicar à pintura e nem quem teria sido seu mestre. O primeiro documento que tem o registro do nome do pintor foi uma obra não identificada para a capela de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. A fama de bom pintor deve ter espalhado com rapidez pela capitania, já que se avolumaram as obras em diversas vilas.
Em 1818, Ataíde escreveu a D. João VI pedindo permissão para estabelecer uma escola para o ensino das artes em Mariana, pedido que não foi aprovado. Suas composições e seu colorido inconfundível deram ao seu trabalho uma qualidade excepcional e o transformaram no grande expoente da pintura colonial brasileira. Foi um mestre da policromia e do preparo dos pigmentos. No seu testamento consta um livro da Bíblia estampado e, em dois tomos, o livro “Segredo das Artes”. Numa região carente em educação formal, estes livros eram preciosidades para um profissional.
Carlos del Negro, um estudioso, diz: “artistas de idéias largas, com domínio sobre a arquitetura, excelente colorista, senhor de uma técnica inegável ao meio em que viveu, e suas pinturas se reconhecem pelo refinamento, pureza e pesquisa das cores e pelas variações que seu espírito inventivo introduziu no motivo original.”
O mestre era um devoto fervoroso. Foi irmão de nove irmandades e deixou em seu testamento encomenda para diversas missas: corpo presente, sétimo, quatorze e trinta dias, e as de aniversário de falecimento. Apesar de não ser casado, teve quatro filhos que nomeou como seus legítimos e verdadeiros herdeiros.
Principais obras
Mariana
Forro da sacristia da Igreja de São Francisco de Assis
Forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Tela do batistério, batismo de Jesus - Catedral da Sé
Tela - retrato de S.M. Imperial (1824) – Câmara de Vereadores
Ouro Preto
Forro da nave, pintura do nartex, pinturas parietais (à moda de azulejos) – Igreja de São Francisco de Assis.
Risco, pintura e douramento do altar-mor; pinturas do arco-cruzeiro, tribunas e portas. Douramento de seis altares, púlpitos, pintura e douramento do oratório da sacristia e da moldura dos espelhos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Tela com a Santa Ceia e tela da Crucificação - Igreja de Bom Jesus de Matosinhos (São Miguel e Almas).
Itaverava
Forro da capela-mor - Matriz de Santo Antônio
Santa Bárbara
Forro da capela-mor - Matriz de Santo Antônio
Congonhas
Carnação das imagens dos passos, Santa Ceia, Horto e Prisão
Caraça
Santa Ceia - Santuário do Caraça
Conceição do Mato Dentro
Seis painéis para a sacristia – Matriz Nossa Senhora da Conceição
Mestre Ataíde executou inúmeros trabalhos de douramentos, carnações e pinturas de retábulos.
Homenagem
Em justa homenagem, seu nome foi dado:
Sala Manoel da Costa Ataíde – Anexo do Museu da Inconfidência
Terminal Turístico Manuel da Costa Ataíde – Mariana
Galeria de Artes Mestre Ataíde – Sesc – Belo Horizonte
Escola Municipal Mestre Ataíde – Belo Horizonte