Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

13. Transformações

O crescimento do antigo Curral del-Rei foi, pouco a pouco, levando para a periferia da cidade as tradições juninas.


Eram tempos novos. A fogueira não tinha acabado. Do mesmo modo a quadrilha. mas o antigo brilahntismo citado por Tassini e Camarate tinha deixado de existir.


Foi quando, no fim da década de 70, se lançou o chamado "Forró de Belô", estimulando grupos e associações comunitárias a criar quadrilhas e estilizações do casamento na roça.


Estabelecidos concursos para as melhores quadrilhas e grupos de casamento na roça,e, alicerçando tudo isso com "shows" e recriação de um grande arraial caipira na Praça da Estação, o Forró de Belô, com suas varantes que se seguiram em anos posteriores, marcou o reinicio da tradição junina em Belo Horizonte.  

 

Em pouco tempo, todos os bairros, instituições comunitários ou grupais passaram a ter novo seus conjuntos de quadrilha e casamento na roça, o que continua existindo até hoje.


O próprio Forró de Belô foi se alterando ao longo dos últimos tempos. A festa iniciada em 1979 passou a ter, em 1993, uma conotação maior, deixando de ser apenas uma grande manifestação cultural, lúdica e coreográfica para transformar-se também parte de um processo pedagógico, com as tradições juninas sendo levadas às escolas e comunidades e apresentadas como fatores importantes de desenvolvimento sócio-cultural e de aprendizado.



Esse projeto tem o nome de "São João Pede Passagem" e integra o Arraial de Belô, o novo nome dado ao antigo Forró de Belô, para ajustar melhor ao costume mineiro de chamar pequenas aglomerações de arraial.


Desde então, realizam-se cursos e seminários para professores e interessados enquanto as administrações regionais promovem concursos de quadrilhas em suas áreas de atuação. As vencedoras disputam, posteriormente, o título de melhores grupos da cidade.


Desde os primeiros tempos do Forró de Belô aos atuais do Arraial de Belô, muitos grupos conquistaram posições de renome como Grêmio Recreativo Pica-Fumo, o Grêmio Recreativo Pica-Fumo, o Grêmio Recreativo Zé do Brejo, o Grêmio Recreativo Feijão Queimado, o Arraial do Sabugo Duro, o Arraiá do Feijão com Arroz, Arraiá do Sarapião, o Grupo Folclórico Arraiá do Girassol, o Grupo Cultural do Pé Rachado, o Grêmio Recreativo Brejo Alegre, o Forró Alegre dos Cata-Latas, o Grêmio Recreativo Pantanal, a Agremiação Unida Chapéu de Palha, o Arraiá do Pega Fogo, o Grêmio Recreativo Arraiá da Perna Bamba e o Arraiá de São Domingos, entre muitos outros.

Enviar link