Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

10. Quadrilha à americana

Nascida nas Ilhas Britânicas, a quadrilha se afrancesou, tomando conta das cortes e, posteriormente, retornando ao povo em forma de um tipo de dança popular.


No Brasil, conservando velhas palavras da marcação coreográfica francesa, evidentemente "abrasileiradas" e aculturadas para o nosso meio coreográfico e humano.


Nos Estados Unidos a antiga "country dance" tomou outro nome que, no entanto, mantém o sentido que serviu para denominar a dança no Brasil.


Lá é a "square dance". "Square" é uma palavra que significa "quadrado, quadrangular, paralelo, que enquadra, etc..." Em outras palavras, o mesmo significado original da antiga terminologia espanhola e italiana adotada no Brasil.


Também, nos Estados Unidos, a "square dance" possui um sentido de dança rural, executada em determindas ocasiões, como reuniões de comunidades, festejos cívicos ou festas populares.


Sobre a "square dance", uma de suas maiores estudiosas, Betty White, assim define: "Para um bom divertimento nada igual a uma "Square dance". É uma ocasião que dá a tudo mundo uma chance de entrar em ação. É tão típicamente americana  quanto nosso jeito livre de vida. 


Provavelmente a autora de "How to square dance" nunca tenha sabido da existência da quadrilha brasileira ao usar a última frase e dizer que a "square" é tipicamente americana. Evidentemente que nos moldes atuais, sim. Mas não na origem.


Tirando de lado esta discussão histórica, o trabalho de Betty White é importante para se entender a "square dance" mas não surpreendendo a quem conhece a quadrilha brasileira.


A maior parte dos passos coreográficos tem profunda semelhança com os da quadrilha. O "promenade" é o "passeio dos namorados". O "allemande" é uma variante do "damas à direita, cavalheiros à esquerda e vice-versa". O "grand right and left" é uma preparação para o "caranchê". O "forward and back" é o vis-a-vis do "en avant e do anarriê". O "do-si-do" nada mais do que uma variável do arco-íris".


E assim, de passo em passo, "square" e quadrilha se assemelham, comprovando serem filhos de uma mesma origem, a centenária "country-dnace" das Ilhas Britânicas.

Enviar link