Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

08. A Dinâmica do Folclore

A função de um fato folclórico não pode ser "congelada" no processo de evolução de um povo através dos tempos e, nem tão pouco, pode ser "aprisionada" em determinada área geográfica. Isto seria o mesmo que "coisificar" os fazeres e os saberes folclóricos, transformando-os de elementos culturais vivos em fósseis, vistos e apreciados apenas como "simples e bonita coleção de borboletas".

 

A ciência folclórica trabalha com fatos e manifestações universais. A sua grande riqueza é a sua diversidade na unidade, isto quer dizer que, um mesmo fato pode e tem inúmeros acréscimos e variações em sua estrutura e função, frutos do tempo e do espaço onde ele se manifesta. A história de "Dona Baratinha" e Dom Ratão", por exemplo, é encontrada sob inúmeras variantes praticamente em todo o mundo. Assim, podemos encontrar, em quase todos os países, os mesmos fatos folclóricos sob formas e variantes "à moda da casa".

 

O Folclore, como fruto da atividade humana, está sujeito, portanto, a alterações tanto na forma quanto no conteúdo, resultantes do processo de difusão e da apropriação cultural. Uma dança que antigamente foi de caráter guerreiro ou religioso ou parte de um ritual, pode constituir-se, hoje, em um folguedo lúdico e mera diversão.  Se  nos for possível, através de pesquisas, observar, estudar e determinar esta transformação, teremos um maior e mais profundo conhecimento de nossa realidade e de nossa formação cultural. Caso contrário, devemos observá-la e entendê-la em sua forma, função e significado atuais e dentro do grupo que a pratica. Esta é uma das muitas funções dos folcloristas.

 

Segundo Varagnac, "todo fato folclórico pode responder, no curso dos séculos, às necessidades diferentes e mentalidades diferentes", e para esta compreensão é fundamental não só o estudo e a pesquisa sistemáticas, mas também o respeito pelas coisas do povo.

 

Se algum educador ou pesquisador ousar este mergulho corre o risco de afogar-se literalmente numa ciência que se cosntrói com cérebro e a alma, podendo transformar-nos em seres mais humanos e melhores. 

 


Enviar link