Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

02. Conceituação

 

Folclore é, portanto, a ciência humana e social que estuda os fatos e as relações, processos e as realizações de um grupo social - materiais, sociais e espirituais, objetivas e subjetivas, orais e escritas - tradicionais, funcionais e de aceitação coletiva, integradas à vivência popular e à dinâmica do cotidiano, resultantes da difusão no tempo e no espaço.

 

Estas manifestações, também chamadas de cultura popular, coexistem com as formas de cultura erudita (ou acadêmica) e de massa (ou de consumo), conservando suas funções histórico-sociais. O artesanato e a medicina caseira, as crenças e superstições, as gírias e provérbios, as danças e festas populares tradicionais são alguns entre os incontáveis exemplos, objetos da ciência folclórica. Para que o leitor não fique em dúvida: o Folclore estuda o folclore - a ciência, com F maiúsculo, estuda o fato, com f minúsculo), razão pela qual muitas vezes a mesma palavra aparece com grafia diferenciada.


Para se chegar ao conhecimento sobre o que é ou não é fato folclórico, devemos analisar alguns aspectos que constituem suas características primordiais:  

 

Fato Folclórico

- Se o fato é tradicional, funcional e de aceitação coletiva: condições essenciais (e "sinequa non") para existência do fato folclórico;

- O grupo social que o recolhe e o vivencia;
- Como se manifesta e interage este fato dentro do grupo;
- A atualidade e a funcionalidade do fato na vida das pessoas e da comunidade;
- Como se articula o fato na trama ou no desenho cultural da comunidade.

Enviar link