Cultura

Patrimônio Cultural

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

01. Evolução do conceito de patrimônio cultural

Todas as cidades têm história
A história da cidade é fundamental para a construção da identidade do povo que a habita. Portanto, noções como "cidade histórica" tornam-se redundantes.



Bem exemplar
Tão importante quanto o bem excepcional, aquele que se distingue dos demais por sua excelência e apuro técnico ou estilístico é o bem exemplar, que, reconhecidamente, identifica um período histórico ou determinado momento cultural.



Diversidade de manifestações
A história oficial não é fonte exclusiva de produção de bens culturais. São igualmente importantes as diversas manifestações sociais, culturais ou históricas inclusive aquelas ligadas às tradições, às minorias e à memória oral.



Não privilégio de períodos e estilos
A evolução do conceito de patrimônio ao longo dos últimos anos deixou de privilegiar um período histórico ou estilístico para estender o reconhecimento a todos eles como importantes para o desenvolvimento da civilização.



Memória
Não é apenas a importância estilística que conta para a preservação, mas, fundamentalmente, a importância para a memória, conceito mais abrangente que abriga não só o patrimônio artístico, mas também todos os elementos fundamentais para a distinção de determinado povo e lugar.



Contexto
Conceito de bem isolado é também entendido de forma mais ampla, inserindo-se a noção de contexto, pela qual se atribui importância à relação do bem com seu local de origem, de forma a criar uma leitura integrada e a noção do conjunto urbano, que assegura a ambiência e o caráter único e específico de cada lugar.



Manifestações imateriais
Uma abordagem mais ampla de patrimônio cultural inclui suas manifestações imateriais, o que aponta para uma diversidade maior de agentes, grupos sociais e suportes.



Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Reflexões e contribuições para a educação patrimonial. Cidade: Editora, 2002.


 

Enviar link

© Diego Gazola Morro do Pilar - Capela do Canga - Diego Gazola Capela do Canga
© Maria Lucia Dornas Fazenda do Condado - Maria Lucia Dornas Fazenda do Condado
© Junia Teixeira Cataguases - Museu Chácara Dona Catarina - Junia Teixeira Museu Chácara Dona Catarina
© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Arte Tumular - Maria Lucia Dornas Arte Tumular