Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Dia de Reis

No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes ao Menino Jesus.

Da África, Baltazar levou mirra, um arbusto originário deste país, de onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, utilizado para aromatizar o ambiente, espantar insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.

Melchior, da Europa levou ouro ao Messias, produto que simboliza a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro e vai até 06 de janeiro, dia em que encontraram o Menino Jesus.

Neste dia, os presépios são desmontados e os enfeites natalinos retirados das casas e igrejas, encerrando-se, assim, os festejos de Natal.

Relatos mostram que esta tradição foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização.

Muitos acreditam que este é um dia para se concentrar no planejamento e metas do ano que se inicia. Por isso, catam, dançam, fazem orações e até mesmo rituais para que os caminhos sejam abertos no novo ano.

Seguindo as tradições folclóricas, o Descubraminas.com preparou para você algumas simpatias feitas no Dia de Reis, na intenção de um ano próspero. Confira!



Simpatias Dia de Reis

1. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, coloque uma romã dentro de um saquinho confeccionado em pano vermelho e ofereça aos três reis magos: Baltazar, Gaspar e Melchior. Pendure o saquinho atrás da porta e deixe-o lá o ano inteiro.

2. Escreva com lápis, no batente superior da porta de entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Melquior e Gaspar, um ao lado do outro. Mentalize: "Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa, protegendo todos os meus familiares. Amém".

3. No Dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.

4.
Em 12 pedacinhos de papel branco, escreva 12 pedidos diferentes. Ponha em uma travessinha e cubra-os com fatias de pão, colocando a travessinha em local mais alto que sua cabeça. No Dia de Reis, retire os papéis e guarde-os em um livro sagrado. Vez por outra, mentalize o que pediu, segurando o livro. À medida que for conseguindo, vá rasgando o pedido e agradecendo. Em relação às fatias de pão, pode embrulhá-las em papel branco e, com delicadeza, coloque no lixo.

5.
No Dia de Reis, pegue uma romã e retire nove sementes, pedindo aos três Reis Magos, Baltasar, Melchior e Gaspar, que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Depois, pegue três das nove sementes e guarde num saquinho ou papel amarelo. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras três você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar.

6. Em um papel amarelo escreva a oração: "Aos Reis Magos Melchior, Gaspar e Blatazar. Assim como as sementes de romã se multiplicaram em sua casa, faça com que multipliquem para mim neste ano de _ _ _ _ paz, saúde, amor e dinheiro na minha carteira". Reze a oração uma vez e jogue três sementes de romã por cima da cabeça; reze pela segunda vez e engula três sementes; reze pela última vez e embrulhe três sementes no papel amarelo com a oração escrita e guarde na carteira até o próximo ano.



Fontes:
Brasil Escola
Revista Atrevida
Arte Educação
Portal Terra

Enviar link