Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Folguedos

O folguedo é uma dança dramatizada. Em Minas Gerais, este tipo de manifestação folclórica tem, em sua maioria, uma função de caráter religioso para a comunidade que o apresenta, pois, geralmente, os folguedos são originários de cultos devocionais católicos. Assim, os grupos de danças mantêm a tradição familiar de participarem dos respectivos festejos religiosos e, portanto, têm épocas determinadas para apresentações em público, ocasiões em que usam roupas especiais e andam, normalmente, em cortejo.


Os folguedos foram ensinados pelos jesuítas nos séculos passados para catequizar os índios, negros, portugueses pobres, mulatos, cafuzos e mamelucos. Ao longo do tempo, estes teatros populares tornaram-se manifestações folclóricas com uma profunda religiosidade. Os dançantes transformaram suas danças em formas de pagamento de promessas, de louvação aos seus santos de devoção e de união dos grupos sociais de ajuda mútua nas mais variadas situações de vida.


Dois dos maiores problemas que esses grupos enfrentam é a discriminação social e a falta de apoio econômico para sobreviverem. Por um lado, eles têm gastos com a compra de roupas, sanfonas, violas e com materiais para consertos ou construção de outros instrumentos. O couro para a restauração dos instrumentos de percussão, por exemplo, é muito caro, e raramente eles recebem ajuda financeira para manterem vivas as nossas tradições. Por outro, alguns organizadores de eventos, desconsiderando o processo histórico-cultural dos grupos folclóricos, convidam-nos a participarem de eventos que fogem totalmente dos seus objetivos religiosos e não se preocupam em preparar os espectadores para assistirem as danças dramatizadas. Logo, quase sempre os grupos ficam vulneráveis a críticas e sátiras do público. Inúmeras vezes observam-se essas críticas aos grupos que estão se apresentando; uma verdadeira falta de respeito à nossa memória cultural e, o que é pior, o desconhecimento da própria cultura.


Assim, é recomendável que esses grupos sejam mais convidados para apresentações em eventos religiosos, haja vista que estes se coadunam com o objetivo maior dos folguedos. Caso necessário levá-los a algum outro tipo de evento, é fundamental informar aos espectadores toda a história e as características da dança, enfatizando a importância de sua preservação no contexto cultural. Enfim, sensibilizar o público quanto ao respeito humano que esses grupos merecem.


Exemplos:

Evento
ÉPOCA FOLGUEDO
Santos Reis Natal 

Folia de Reis
Boi de Reis
Pastorinhas

Semana Santa -
Paixão e Morte de Cristo 

Quaresma  Encomendação 
das Almas
Divino Pentecostes  Folia do Divino
Rosário  De 15 de agosto 
até novembro

Guarda de  Moçambique
Guarda Catopés
Guarda Congo
Guarda Marujada
Guarda Caboclos
Guarda Vilão
Guarda Candombe
Guarda Caiapós
Guarda Tamboril
Guarda Tapuiadas
Cavalaria de São Jorge
(Nova Lima)  

N.Sra de Nazaré 07/09

Cavalhada (Morro Vermelho - Dist. de Caeté)

Santo Antônio

Junho

Setembro

Cavalhadas
(Mateus Leme)


Cavalhadas (Amarantina - Distrito de Ouro Preto)
Festa Profana Carnaval 

Cavalhadas Carnavalescas (Bonfim)



 

Enviar link

© Henry Yu Folia de Reis: palhaços e bandeira - Henry Yu Folia de Reis: palhaços e bandeira
© Henry Yu Serro - Capitão da guarda de caboclo - Henry Yu Capitão da guarda de caboclo