Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Festa de N. Sra. do Rosário – Região Urbano-Industrial

Contagem
Distância de BH: 21km.

Acesso: Av. Amazonas (BH); Av. Um e Av. João César de Oliveira (Contagem) até a sede municipal. Outra alternativa é pela Via Expressa (BH) até o cruzamento com Av. João César de Oliveira (Contagem), entrando à direita para a sede.

Período dos festejos: primeira semana de outubro. Na semana de 13 de maio, comemora-se a Abolição da Escravatura com uma Missa Conga.

Os festejos são organizados pela Comunidade dos Arturus, com os seus reinados Perpétuo e Festeiro puxados pelas Guardas de Congo e Moçambique e demais Guardas visitantes. O almoço para os visitantes é servido com muito gosto. O destaque fica para os instrumentos de percussão e para a ornamentação do local e adereços, autêntico artesanato.


Betim
Distância de BH: 30 km.

Acesso: avenida Amazonas e BR 381 no sentido São Paulo.

Data de fundação da Irmandade: 1814.

Período dos festejos: outubro.

O destaque é o Cortejo do Reinado puxado pelas Guardas de Congo, Moçambique, Catopés locais e visitantes. Juntamente com a Prefeitura, a Irmandade financia almoço típico para todos os presentes.


Belo Horizonte
Período dos festejos: ocorrem de maio a novembro, conforme o bairro.

Vários bairros fazem suas festas com a pompa e os aparatos das grandes festas das cidades do interior. Merece destaque o Reinado de Isabel Cassimiro, filha da Primeira Rainha Conga de Minas Gerais, a falecida D. Maria Cassimiro, que já tem mais de 60 anos de atuação no Bairro Concórdia. Em Belo Horizonte, por desconhecimento da histórica tradição, os festejos de Nossa Senhora do Rosário ainda são alvo de preconceito da vizinhança nos bairros onde ocorrem, mas, para o deleite dos fiéis do Rosário e dos pesquisadores, a festa transcorre normalmente.


Manifestações Culturais Típicas de destaque:

Levantamento de Mastro com espetáculo pirotécnico, barraquinhas e criativa ornamentação. 

Os Reinados Festeiro e Perpétuo são conduzidos pelas Guardas de Congo, de Moçambique e de Catopés, em sua maioria, guardas convidadas de vários bairros e também do interior. 

A Culinária Típica é servida a todos os presentes, principalmente às Guardas do interior.


Região Cultural Urbano-Industrial
Belo Horizonte - Maio a Novembro, em vários bairros.

Contagem - Outubro, na Comunidade dos Arturus.

Betim - Outubro

Enviar link