Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Manifestações Culturais que ocorrem durante os festejos

© Cuia Guimarães Itaúna - Festa Nossa Senhora do Rosário - Cuia Guimarães Festa Nossa Senhora do Rosário

Dentre as manifestações culturais de caráter erudito da Festa do Rosário, acontecem: a novena, a ladainha, a missa, as matinas e a procissão. Por outro lado, as principais manifestações folclóricas da festa, resguardadas as suas particularidades regionais, ocorrem na seguinte ordem:

Ornamentação típica – A mais comum é feita com papel crepom e de seda.

Levantamento de Mastro - Existem várias lendas relacionadas a esta manifestação.

Espetáculo Pirotécnico – Geralmente o guarda da bandeira e do mastro é responsável por esta manifestação.

Boi do Rosário – É típica brincadeira do Boi da Manta, comum nos festejos do Rosário em vários lugares.

Culinária típica – A composição das mesas do café, do almoço e dos doces varia de região para região.

Alvorada – Compreende música e fogos pela madrugada, alertando a população para os festejos.


Reinado do Rosário – Em cada cidade a participação do Reinado tem suas características, mas, em geral, a Guarda de Moçambique ou de Catopés, com sua cantoria e ritual de saudação aos Reis do Rosário, vai “tirá-los” de suas respectivas casas. Há localidades em que as demais guardas vão buscar os juízes e juízas (elementos da Irmandade) e todo esse grupo se encontra em uma determinada área da cidade. Um longo cortejo formado pelas Guardas de Congado visitantes e fiéis segue em direção à igreja onde será celebrada a missa principal da festa.


As Guardas de Congado, também conhecidas como Ternos de Congado ou Corte de Congado, são: Moçambique, Catopés, Congo, Caboclos, Marujada, Vilão e Candombe. De acordo com a região, pode-se observar denominações às Guardas de Congo ou Catopés acrescidas de um adjetivo, segundo sua função no Cortejo do Reinado. São exemplos: os Catopés -Tamboril (Dores do Indaiá) e Corte do Penacho (Bom Despacho). Encontram-se ainda guardas com curiosas histórias de conversão como: os Caiapós (típicas do Sul de Minas) e as Tapuiadas (predominam na região de Paracatu, nos limites de MG e GO).


Artesanato Típico – Está presente nas prendas das barraquinhas, na decoração das janelas das casas para a procissão passar, nos bordados das roupas dos personagens participantes e nos instrumentos de percussão utilizados pelas Guardas de Congado, criados com mimo e labor.


Nos Festejos do Rosário em Belo Horizonte surgiu a Missa Conga organizada por antropólogos, civis e eclesiásticos como o Padre Massoti, Padre Nereu, Padre Antônio Gonçalves e Romeu Sabará da Silva. Em conversa com Capitães de Guarda, os estudiosos organizaram a Missa Conga de acordo com os interesses das irmandades do Rosário.

Enviar link

© Wilton Ribeiro Serro - Fitas de Folia - Wilton Ribeiro Fitas de Folia
© Alexandra Simões Belo Horizonte - Bailado das Fitas - Alexandra Simões Bailado das Fitas
© Gustavo Amorim Contagem - Guarda da Congo - Comunidade dos Arturos - Gustavo Amorim Guarda da Congo - Comunidade dos Arturos
© Maria de Fátima Viana Congonhas - Fim de festa - Maria de Fátima Viana Fim de festa
© Wilton Ribeiro Serro - Salve Nossa Senhora do Rosário - Wilton Ribeiro Salve Nossa Senhora do Rosário