Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Reinado de Nossa Senhora do Rosário

© Maria de Fátima Viana Congonhas - Guardas de Congado - Maria de Fátima Viana Guardas de Congado

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário é composto pelo Rei Congo e pela Rainha Conga, ambos perpétuos. Em outras épocas, aparecia, no Reinado de várias cidades, a figura da Rainha Ginga – Njinga Nbandi - Rainha de Angola, falecida em 17 de dezembro de 1663. Ela era defensora da autonomia do seu reinado contra os portugueses, debatendo-se constantemente com os sobados vizinhos (governo de um povo ou de pequenos Estados africanos), inclusive o Sobado de Cariongo, que era circunscrição de Luanda (atual Angola).


Hoje, na maioria das cidades mineiras, prevalecem os Reis e Rainhas Congas Perpétuos, os Reis e Rainhas Festeiros do Rosário, e ainda, os Reis e Rainhas de Promessa, com seus respectivos embaixadores, mucamas, príncipes e princesas puxados pelas Guardas de Congado locais e convidadas. Em 1674, a coroação dos Reis de Congo - denominação comum que abrangia sudaneses e bantus - já era um ritual comum realizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife. Documentos históricos comprovam que,  já naquela época, essa Irmandade havia coroado Antônio Carvalho e Ângela Ribeiro como Reis Congos. (Arquivo da Prefeitura de Recife – Arquivos 1º e 2º - Diretoria de Documentação e Cultura – 1949/1950).

 

Enviar link

© Cláudia do Espírito Santo Ouro Preto - Cores e tambores do Rosário - Cláudia do Espírito Santo Cores e tambores do Rosário
© Divanildo Marques Bom Despacho - Nossa Senhora do Rosário - Divanildo Marques Nossa Senhora do Rosário
© Divanildo Marques Bom Despacho - Procissão - Divanildo Marques Procissão
© Divanildo Marques Bom Despacho - S.Benedito, S.Edwiges e Rosário - Divanildo Marques S.Benedito, S.Edwiges e Rosário