Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Ciclo do Rosário

© Eliane Torino Serro - Nossa Senhora do Rosário - Eliane Torino Nossa Senhora do Rosário

O Ciclo do Rosário tem início em 15 de agosto e encerra seus festejos em novembro. Em Minas, as dificuldades de deslocamento e o pequeno número de padres no século 18 fizeram com que ocorressem festejos de N. S.do Rosário fora deste período. Estes festejos fora do período citado são considerados festas acíclicas. São essas festas que agregam maior valor a atividade turística em Minas, a exemplo dos festejos realizados em São Sebastião do Paraíso e Conceição do Mato Dentro no período de 30 de dezembro a 1° de janeiro. No Serro, eles ocorrem no primeiro domingo de julho.


Em todas as cidades históricas são encontradas igrejas ou capelas construídas com financiamentos das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e dentro delas está a imaginária de devoção negra: Santa Ifigênia, Santo Elesbão, São Benedito e Santo Antônio de Categeró.


Iconografia
Santa Ifigênia – usa o hábito de Carmelita e porta uma igrejinha em uma das mãos. A Ela pede-se ajuda para se conseguir comprar a casa própria.


Santo Elesbão – usa o hábito agostiniano e, sob um de seus pés, está a cabeça de um rei branco, simbolizando o poder.


São Benedito – usa o hábito franciscano, tem flores como adereços ou, então, um saco na mão. A Ele se pede ajuda e abundância na alimentação. Usa-se colher um pouquinho do primeiro café coado em uma canequinha, colocá-la na prateleira mais alta da cozinha, e, depois, oferece-la a São Benedito pedindo-lhe fartura.


Santo Antônio de Categeró – usa o hábito franciscano e carrega uma criança branca nos braços, simbolizando a conquista do espaço.


A devoção a São Benedito é mais comum no Sul de Minas e em São Paulo. Os festejos em sua homenagem acontecem em maio e junho. A Festa de São Benedito mais famosa em todo o Brasil acontece em Aparecida, São Paulo, no primeiro domingo após a Páscoa. Grande parte das Guardas de Congado mineiras participa desse evento.


Em Minas Gerais, os Irmãos do Rosário ainda mantêm muita fé e se dedicam arduamente na realização dos festejos, preservando assim, com todas as dificuldades, importantes tradições do povo mineiro.


Festas de Nossa Senhora do Rosário em Minas Gerais
As páginas indicadas do lado direito desta janela apresentam detalhes de duas das festas mais tradicionais  – a do  Serro e  a  de Machado. Além delas, há também informações básicas sobre os festejos de outros municípios mineiros que merecem destaque por manterem sua forte devoção e relevantes manifestações culturais típicas.

 

Enviar link

© Fernando Priamo Ouro Preto - O Guardião - Fernando Priamo O Guardião
© Divanildo Marques Dores do Indaiá - Altar da Igreja do Rosário - Divanildo Marques Altar da Igreja do Rosário
© Divanildo Marques Bom Despacho - Coroas de Nossa Senhora do Rosário - Divanildo Marques Coroas de Nossa Senhora do Rosário