Cultura

Culinária

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Tornedor de filé com risoto de cogumelos e rúcula

© Ricardo Crivelli Tornedor de Filé com Risoto de Cogumelos e Rúcula - Ricardo Crivelli Tornedor de Filé com Risoto de Cogumelos e Rúcula

Ingredientes
2 cebolas médias
2 cenouras
1 talo de salsão
500g asa de frango
1 lombo de filé mignon
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada
Azeite
1 cebola média
150g manteiga
300ml vinho branco
400g arroz carnaroli
300g grana padano ralado
40g funghi seco
300g cogumelos variados (paris/shitake/shimeji)
80g grana padano ralado
Folhas de rúcula selvagem



Modo de Preparo
1 - Em uma assadeira dourar as asinhas de frango em forno bem quente. Numa panela grande dourar a cebola, a cenoura e o salsão, adicionar as asas de frango, cobrir com água e deixar cozinhar lentamente por aproximadamente 2 horas. Coar e reservar.

2 - Temperar o filé com sal, pimenta-do-reino e noz moscada e enrolar em PVC por 24 horas. Cortar em tornedores e dourá-los em frigideira ou grelha de todos os lados. Reservar. Dar o ponto desejado no forno.

3 - Hidratar o funghi seco em água fervente, descansar por 20min. Em uma frigideira de ferro ou inox dourar os cogumelos no azeite com um pouco de sal. Reservar.

4 - Espalhar cerca de 80g de grana padano ralado em uma travessa de porcelana e levar ao forno até que fique bem dourado. Tirar do prato com cuidado para não quebrar demais. Reservar.

5 - Em uma panela funda suar a cebola na manteiga, adicionar o arroz e o vinho branco, deixar secar e ir acrescentando o caldo de frango aos poucos. Quando o grão estiver cozido, acrescentar o funghi hidratado, o mix de cogumelos, bater com manteiga e parmesão, e corrigir o sal se necessário.

6 - Montar o risoto no prato, dispor o filé, decorar com o croc de parmesão e folhas de rúcula.



Preparo:
Médio
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Média
Categoria: Prato Principal

Enviar link