O médico das crianças, ou seja, pediatra da minha Jaguariúna, é um senhor de cabelos grisalhos, fala mansa, anda meio arcado, e possui uma funcionária que o acompanha há anos. Doutor legítimo de criança, especializado na capital mineira, com vários diplomas do estrangeiro. É o pediatra mais famoso da região.
Doutor Rodrigo Passotti costumava dizer que hoje em dia, o sujeito entra nessas faculdadezinhas dessas de final de semana, já acha que tem o rei na barriga, ronca grosso. Assim qualquer um pode virar doutor do dia pra noite, uai. Quero ver levantar o canudo nas faculdades estaduais e federais de Minas Gerais, isso sim é Doutor.
As mães sentiam segurança, orgulho e faziam questão de tratá-lo como vossa senhoria, pois depois do padre Veríssimo ele era segunda autoridade.
De duas a três vezes na semana dava consulta de graça num posto de saúde da Roseira de cima, tudo na parte da manhã.
Seu consultório ficava em frente à Matriz, do lado da Prefeitura e enfrente a Imobiliária dos Poltronieri. Casa antiga deu uma pintura, colocou luzes de todo tipo e toda cor. Cômodo que não acabava mais, um trem esquisito chamar aquilo de consultório; parecia mais um "hospicitório". Só o jardim era um colosso, mas aquelas luzes piscando o tempo todo era esquisito heim, esquisito mesmo.
Dona Sandra, disse:
- então Doutor pra que essa piscação de luz o dia inteiro?
- São experiências Mediúnicas.
- Mediun ô quê?
- Conta isso direito homem.
- Eu faço sessões de regressão de idade, estudo vidas passadas.
- Larga mão de cebesta, Doutor Rodrigo?
- Isso é coisa do capeta.
- O que eu faço não é Sandra.
- Ô Doutor já viu alguém do passado?
- Mais ou Menos.
Vou contar uma história, lembra da Dona Cida que tinha um filho chamado Luciano, que o povo dizia ser muito afeminado e delicado.
- Lembro, claro que lembro.
- Era veadinho mesmo, eu tenho certeza!
- O que o Doutor fez com ele?
Fiz varias sessões de regressão de idade, um trabalho de mais de ano. Você sabia que ele casou constituiu família, tem filhos.
- Eu não sabia disso menino.
- Então o Doutor Rodrigo é milagreiro?
Então o doutor coçou a orelha e disse:
- É que em outra vida, ou seja.....
- Na vida passada ele tinha sido prostituta.
- E você Sandra quer fazer regressão de idade?
- Eu, eu nããão, tchau Doutor.